Lilium é o nome da empresa que acaba de “abrir a porta” de um futuro revolucionário: o dos carros voadores. A marca, de origem alemã, acaba de se tornar a primeira a colocar à venda esses veículos nos Estados Unidos. E o preço, como já era de se esperar, não será nada barato: cerca de US$ 10 milhões – ou seja, mais de R$ 50 milhões, pela conversão direta.
Na verdade, carro voador seria o “nome popular” dessa nova modalidade de transporte. O nome original é, na verdade, e-VTOL, sigla para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical. Esses e-VTOLs são parecidos com helicópteros, mas fazem menos barulho e usam mais hélices para voar.
Quanto ao modelo que acaba de ser disponibilizado para venda, o Lilium Pioneer Edition Jet, é um carro voador “projetado para oferecer capacidade de ponta, baixo ruído e alto desempenho com zero emissões, construído especificamente para conectividade regional”, conforme ressalta Sebastien Borel, diretor comercial da Lilium.
O veículo, que agora estará disponível para clientes particulares nos EUA, tem design luxuoso, com cabine para seis pessoas (além do piloto), tecidos exclusivos no acabamento interno e múltiplas opções de personalização. Os assentos também podem ser removidos para fins logísticos. A velocidade máxima, por sua vez, é de 280km/h e a autonomia, de 250 quilômetros.
Apesar de ser a primeira empresa a efetivamente vender um carro voador, a Lilium não é a única a entrar nesse mercado. Embraer, Airbus, Boeing e algumas startups também estão apostando nesse segmento.
Inicialmente, os carros voadores da Lilium estarão disponíveis para compra particular apenas no Texas – e em quatro cidades do estado: Austin, Houston, San Antonio e Dallas.
As vendas serão administradas pela empresa EMCJET, que fechou um contrato com a Lilium para ser a revendedora oficial até 2030. Como informou a parceira, a intenção é que o comércio particular dos carros voadores da marca seja expandido para toda a América em breve.