Sam Altman foi demitido do cargo de CEO da OpenAI. A empresa confirmou a mudança inesperada por meio de um anúncio oficial divulgado nesta sexta-feira (17) e afirma que “não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”.
A saída acontece após revisão por parte do conselho da companhia de IA. A conclusão foi que Altman “não era consistentemente sincero nas suas comunicações, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”.
A mudança é uma reviravolta no mínimo inesperada. Altman esteve na conferência DevDay, a primeira da empresa para desenvolvedores, na semana passada. O evento ficou marcado pelo anúncio de várias novidades para competir com outras gigantes de tecnologia como o Google.
Quem assume o cargo?
A diretora de tecnologia da empresa Mira Murati será a CEO interina da OpenAI enquanto a empresa a busca por um sucessor permanente.
Membro da equipe de liderança há cinco anos, Mira desempenhou um papel fundamental na evolução da OpenAI para se tornar um líder global em IA. Ela traz um conjunto único de habilidades, compreensão dos valores, operações e negócios da empresa, e já lidera as funções de pesquisa, produtos e segurança. Dado o seu longo mandato e o seu envolvimento próximo com todos os aspectos da empresa, incluindo a sua experiência em governação e política de IA, o conselho acredita que ela está qualificada de forma única para a função e antecipa uma transição perfeita enquanto conduz uma procura formal por um CEO permanente.OpenAI
Altman foi cofundador da OpenAI e até atuou como copresidente ao lado de Elon Musk, que deixou a empresa em 2018 por conflito de interesses com a Tesla. O executivo também era considerado o rosto da OpenAI, que deu início ao boom da IA com o sucesso repentino do ChatGPT.
Quem é Sam Altman?
- Samuel Altman é um programador e empresário americano que ocupava o cargo de CEO da OpenAI, uma das empresas mais renomadas no cenário tecnológico contemporâneo.
- Em 2005, com apenas 19 anos, Altman desempenhou um papel fundamental na fundação da Loopt.
- A rede social encerrada em 2012 foi vendida por cerca de US$ 43 milhões.
- Em 2015, o programador fundou a empresa de IA, que recebeu US$ 1 bilhão em seu primeiro ano e fechou uma parceria multibilionária com a Microsoft em 2019.
- O acordo já rendeu muitos frutos, entre eles a integração de recursos do ChatGPT no Bing e no navegador Microsoft Edge.