Defesa Civil do município registou três ocorrências e um tombamento de árvore no centro de Manaus
Três ocorrências de deslizamento foram registradas durante a forte chuva na manhã deste sábado (16), na capital amazonense, pela Defesa Civil de Manaus. Uma árvore também tombou na rua dos Andradas, no Centro de Manaus, e algumas casa ficaram alagadas causando prejuízo para comerciantes e moradores da região.
“Não conseguimos abrir a loja e estamos no prejuízo. A Amazonas Energia veio aqui e desligou a rede, pois durante a queda da árvore os cabos elétricos ficaram no meio da rua”, afirmou a comerciante Vera Lúcia Sarkis, 59 anos.
O autônomo Francisco Rocha Lima, 55, afirmou que a forte chuva deixou sua casa toda alagada. “Estou morando aqui há quatro meses e toda vez que chove estou trabalhando. É complicado né?”, afirmou o morador da rua dos Andradas.
No local, agentes de Amazonas Energia e da Defesa Civil fizeram o corte da árvore que tombou na via. O trânsito em parte do Centro de Manaus ficou complicado, pois várias vias ficaram com os semáforos desligados. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estavam trabalhando para amenizar o impacto na fluidez dos veículos.
Sem vítimas
Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que das três ocorrências de deslizamento, todas não tiveram vítimas, uma aconteceu no bairro Ponta Negra, zona Oeste; e as demais na zona Leste, nos bairros Jorge Teixeira e segunda etapa do Distrito Industrial.
De acordo com a Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA), da Secretaria-Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), a média das chuvas na capital, nas últimas 24 horas, foi de 33,6 milímetros. Conforme a GEA, a pluviometria por zona, na capital, na manhã de sábado, foi de: Leste (54 milímetros), Sul (36 milímetros), Centro-Sul (32 milímetros), Oeste (31 milímetros), Centro-Oeste (30 milímetros) e Norte (18 milímetros).