O Brasil é o 44º país mais feliz do mundo, segundo o relatório World Happiness Report (Relatório Global sobre a Felicidade, em tradução livre), apresentado pela ONU anualmente em 20 de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Felicidade. O Brasil subiu cinco posições em relação ao ano passado, quando ficou em 49º lugar.
Produzido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, com base em dados do Instituto Gallup, o documento aponta ainda diferença na percepção de felicidade entre gerações. No recorte que considera os cidadãos mais jovens, abaixo dos 30 anos, o Brasil fica em 60º lugar. Já no recorte que considera os brasileiros acima dos 60 anos, o Brasil fica em 37ª lugar no ranking.
A pesquisa é feita com moradores de cada um dos mais de 150 países participantes, e leva em consideração questões como renda, expectativa de vida, senso de liberdade, apoio social, generosidade e níveis de corrupção de cada nação.
+ Mapa da felicidade: pesquisa mostra quem é mais feliz em São Paulo
Finlândia lidera o ranking há sete anos
A Finlândia está em primeiro lugar geral há sete anos seguidos. Baixas taxas de criminalidade, PIB elevado, poucas pessoas que vivem na pobreza, belezas naturais abundantes e uma cultura com ênfase na comunidade e na cooperação. Essas são algumas das características que fazem a Finlândia sempre estar no topo do ranking de felicidade da ONU.
Para economistas e acadêmicos, o país sintetiza o que deveria ser a principal meta da política global: o bem-estar humano. Segundo o próprio relatório da ONU, “a felicidade de uma nação deve ser um objetivo operacional para os governos”.
“Isso mostra que o bem-estar não é uma ideia ‘vaga’, mas se centra em áreas da vida de importância crítica: condições materiais, riqueza física e mental, virtudes pessoais e boa cidadania”, explicou Jeffrey D. Sachs, codiretor do Programa de Bem-Estar da London School of Economics e co-editor do relatório, em comunicado no ano passado.
Em geral, as nações nórdicas são os grandes destaques da lista, com Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia também ficando muito bem posicionadas.
Os 10 primeiros países no ranking da ONU de mais felizes do mundo
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suécia
- Israel
- Holanda
- Noruega
- Luxemburgo
- Suíça
- Austrália
fonte: Época negócios