O suspeito, de 48 anos de idade, deve responder pelo crime de homicídio doloso – quando há intenção de matar.
A Justiça do Amazonas decretou a prisão preventiva do motorista de caçamba suspeito de atropelar e matar uma adolescente de 14 anos no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus, na segunda-feira (17). A decisão foi expedida na terça-feira (18), após audiência de custódia.
O suspeito, de 48 anos de idade, deve responder pelo crime de homicídio doloso – quando há intenção de matar.
Para a Justiça, o homem assumiu o risco de provocar morte ao dirigir a caçamba sob efeito de álcool em horário de grande fluxo de veículos, nas proximidades de hospitais, escolas e outros locais públicos com a presença de muitas pessoas.
Assinada pela juíza plantonista Rosália Guimarães Sarmento, a decisão também entende que colocar o motorista em liberdade pode ameaçar a ordem pública.
Ao fim da audiência, o suspeito foi encaminhado para uma unidade prisional em Manaus e encontra-se à disposição da Justiça.
Bafômetro apontou embriaguez
Segundo apuração, o motorista foi submetido ao teste do bafômetro e o resultado apontou teor alcoólico de 0,78 mg/l, número superior ao nível a partir do qual é considerado crime de trânsito.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) indica que a margem permitida no teste do bafômetro é até 0,04 mg/l. Resultados de 0,05 mg/l a 0,33 mg/l configuram infração gravíssima e iguais ou superiores a 0,34 mg/l caracterizam crime de trânsito.
O caso
Segundo testemunhas, o motorista perdeu o controle da caçamba, invadiu a calçada, arrastou carros e atropelou uma estudante venezuelana, de 14 anos de idade, que havia acabado de sair da escola.
A jovem ainda recebeu atendimento Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu a caminho de uma unidade de saúde.