A zona Oeste fez festa para receber o pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (UB), na noite desta quinta-feira, 11/7. Nos bairros da Glória e São Jorge, Cidade reuniu mais de três mil pessoas, que demonstraram entusiasmo com os compromissos do Plano de Governo apresentados pelo pré-candidato. Na Glória, Cidade participou do lançamento da pré-candidatura a vereador de Nilson Matos (PMB) e, em São Jorge, de Marivaldo Agostinho (PSB).
Aos cidadãos, Cidade falou sobre saúde, educação, infraestrutura, social, segurança e também voltou a questionar quanto às promessas não cumpridas da atual gestão municipal. Ele destacou que o gasto exorbitante empregado em pintura teria sido melhor aproveitado se os recursos tivessem sido direcionados para melhorias na saúde, educação, segurança alimentar e armamento da Guarda Municipal.
“Ninguém aguenta mais ver as ‘lambanças’ do atual prefeito. Tudo o que ele teve que gastar para pintar ele vai ter que gastar para ‘despintar’. Isso é recurso público e é inadmissível que tenha sido direcionado para pintar e enganar a população. Todo esse recurso, mais de R$ 100 milhões, poderia ter sido usado para melhorar a saúde, a educação, para colocar comida no prato das famílias que mais precisam. Em 3 anos e 7 meses, ele não entregou nem a metade do que prometeu nas eleições de 2020. Quem sofre é a população, é a cidade de Manaus”, declarou.
O pré-candidato a vereador, Marivaldo Agostinho ressaltou o perfil comprometido, trabalhador e conciliador de Roberto Cidade, ao afirmar que confia nele e em suas propostas para melhorar a capital do Amazonas.
“O povo deve ser protagonista e será. Ninguém aguenta mais o atual prefeito e, por isso, quer mudar a história da nossa cidade. Infelizmente, em quase quatro anos nós não vimos obras em Manaus que tenham mudado a vida dos cidadãos, muito menos ações que melhorem efetivamente a vida das pessoas. O povo está padecendo nesta gestão. Nós precisamos de um novo prefeito, de um prefeito que tenha zelo com a causa pública e compromisso com a população, por isso eu estou com o Roberto Cidade”, afirmou.
Compromissos para melhorar Manaus
Assim como tem feito em todas as zonas de Manaus, na zona Oeste, Cidade também apresentou à população os três compromissos urgentes de seu Plano de Governo. Aos cidadãos afirmou que, caso eleito, sua primeira ação será criar o Auxílio Municipal Permanente, que irá beneficiar 50 mil famílias.
“Precisamos minimizar o sofrimento das pessoas que mais precisam. Quem tem fome precisa de uma transferência de renda para ajudar a sair dessa condição de extrema pobreza. E nós iremos fazer. Ao contrário do prefeito que está aí, nós temos a sensibilidade de entender que isso é importante, que ajuda, que ameniza a dor. Essa, se chegarmos lá, será nossa primeira ação”, afirmou.
Cidade também falou dos compromissos com a saúde e a segurança. Na saúde, o compromisso é a implantação de 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em todas as zonas de Manaus, ao longo dos quatro anos de gestão, com funcionamento 24 horas, e na segurança, o compromisso é a ampliação e o armamento da Guarda Municipal.
“Iremos colocar para funcionar 12 UPAs em todas as zonas de Manaus. Nelas haverá, além das consultas médicas, a realização de exames básicos e dispensa de medicamentos. Elas irão funcionar 24 horas e isso permitirá que se desafoguem as unidades estaduais, responsáveis pelos atendimentos de média e alta complexidade, mas que hoje absorvem 70% das demandas que deveriam ser realizadas pela atenção básica. Nós iremos assumir a atenção em saúde básica”, confirmou.
Sobre a Guarda Municipal, o pré-candidato afirmou que, já no primeiro ano, ela será ampliada para um mil agentes e, no decorrer da gestão, para um total de três mil guardas municipais. “Temos hoje apenas 385 agentes e quase todos eles em funções administrativas. Nosso compromisso é ampliar e armar a Guarda Municipal. Dessa forma, iremos dar a nossa parcela de contribuição com a segurança pública e, consequentemente, ajudar a proteger o cidadão”, disse.
As reuniões na zona Oeste também contaram com a presença de moradores do Bairro da Paz, Vila da Prata, Glória, Nova Esperança, Redenção e Lírio do Vale.