Foi divulgada neste sábado, 27/7, uma pesquisa de intenção de votos da AtlasIntel para as eleições municipais deste ano que mostra uma virada no cenário até então colocado e mostra a força do bolsonarismo na capital, com o deputado federal e pré-candidato a prefeito Capitão Alberto Neto (PL) consolidado no segundo turno.
No primeiro turno, o levantamento aponta a permanência do atual prefeito David Almeida (Avante) como primeiro colocado, com 23.1% das intenções de votos válidos, mas mostra a mudança do eleitorado ao colocar o Capitão Alberto Neto em segundo lugar, com 22.1% dos votos válidos, desbancando o também deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que aparece em terceiro lugar, com 21.4% das intenções de votos. Marcelo Ramos (PT) e Roberto Cidade (União) aparecem tecnicamente emperrado em quarto lugar, com 14.4% e 14.1%, respectivamente.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 25 de julho, após a passagem do ex-presidente e principal liderança da direita no país, Jair Bolsonaro, na capital amazonense para lançar a pré-candidatura de Alberto Neto. Foram ouvidas 1.200 pessoas e a margem de erro é de três pontos percentuais.
Vale destacar que nesta semana foi divulgada a coligação entre o Partido Liberal (PL) e o Partido Novo, colocando a empresária Maria do Carmo Seffair, dona do Grupo Fametro e que vinha se projetando como opção da direita para Prefeitura de Manaus, como pré-candidata a vice-prefeita do Capitão Alberto Neto.
Com essa união da direita na capital do Amazonas, um dos principais núcleos do bolsonarismo no Brasil, a chapa crava presença no segundo turno e com grandes chances de obter vitória seja contra Amom Mandel, que vem caindo nas intenções de votos em pesquisas recentemente divulgadas, ou contra David Almeida, que tem perdido bases de apoio e está mais alinhado à esquerda e ao presidente Lula, que não obteve a maioria dos votos dos manauaras.
Além da comprovada influência de Bolsonaro sobre os votos da direita, soma-se a favor do Capitão os eleitores simpatizantes de Maria do Carmo, que projeta ao candidato mais 3,3% das intenções de votos, colocando a chapa com total de 25,4% das intenções de votos válidos no primeiro turno, conforme dados da pesquisa AtlasIntel.
Perfil
A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com número AM-01779/2024, e feita por meio de recrutamento digital aleatório com 1.200 pessoas entre os dias 20 e 25 de julho, com 95% de confiança e margem de erro de três pontos percentuais. Dentre as pessoas ouvidas, 52,2% foram mulheres e 47,8% de homens, a maior parte com
Idade entre 25 e 59 anos, com renda familiar variando de R$ 2 mil a R$ 10 mil.