Mercadorias como carnes e picolés, além de eletrodomésticos, estão sendo perdidos devido à instabilidade no serviço.
A constante interrupção no abastecimento de energia elétrica no Distrito Realidade, localizada na Zona Rural de Humaitá, no Amazonas, estão gerando prejuízos para os comerciantes locais. Mercadorias como carnes e picolés, além de eletrodomésticos, estão sendo perdidos devido à instabilidade no serviço.
O produtor rural Joeliton da Silva, que investiu mais de um milhão de reais na piscicultura, relata que a falta de energia elétrica tem impactado diretamente na produção.
“Os prejuízos são inúmeros. O principal motivo da não execução da minha piscicultura é a falta de energia para bombeamento de água para os peixes, então eu pago a demanda por consumo e não tem energia”, afirmou.
Outro exemplo é o de Francisco Fernandes, dono de um estabelecimento que perdeu mais de 30 quilos de carne e diversos picolés por conta da falta de refrigeração.
“Aí nós temos que gastar com combustível, gastar tempo e com várias outras coisas porque os meus produtos estão estragando”, afirmou Francisco. “Muito sofrimento”, lamentou.
A situação no distrito é tão crítica que os moradores já se acostumaram a calcular os prejuízos causados pela falta de energia. A gerente de um comércio local Patrícia Rafaela mostrou um freezer queimado pela instabilidade elétrica, estimando prejuízos acima de R$ 10 mil.
A queda de energia acabou estragando o motor desse freezer e de outros também”, contou.
Protesto
Revoltados com a situação, os moradores do Distrito de Realidade chegaram a fechar a BR-319 em um protesto. No local, um representante da empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica na região se comprometeu em tomar as medidas necessárias para a estabilidade do serviço.
“Primeira coisa que vamos fazer é uma limpeza do mato que está em cima da fiação de energia. Também vamos controlar o nível de tensão, porque não adianta ter energia aqui e não chegar nos 220v”, declarou.
Enquanto a situação não é resolvida, moradores como Valdelice Santos, que trabalha com produtos eletrônicos, esperam por uma melhoria no serviço.
“Eu espero que essa energia melhore e eles resolvam para que a gente tenha condições para tudo”, finalizou.