Um terremoto de magnitude 5.9 atingiu a província de Malatya, no leste da Turquia, nesta quarta-feira (16) causando danos a alguns edifícios, mas sem relato de vítimas, segundo a autoridade de gestão de desastres e emergências (AFAD) do país. Segundo o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, três edifícios foram parcialmente destruídos. O tremor foi sentido também em algumas áreas da Síria.
A AFAD afirmou que o terremoto ocorreu às 10h46 (4h46, no horário de Brasília) com o epicentro no distrito de Kale, cerca de 40 quilômetros a leste da cidade de Malatya, e a uma profundidade de 10,07 quilômetros, informou a agência turca Anadolu.
O governador de Malatya, Seddar Yavuz, queixou-se de imagens que tinham sido transmitidas pelas redes sociais mostrando um edifício desabando, mas eles esclareceu que se tratava de uma demolição realizada de maneira controlada. “É nosso pedido que imagens não verificadas que deixarão nossos cidadãos em pânico não sejam publicadas”, disse.
Yavuz, no entanto, pediu às pessoas que ficassem longe dos prédios evacuados danificados. Segundo ele, as escolas locais foram fechadas hoje como medida de precaução.
Os atendimentos médicos, segundo as autoridades, ocorreram devido ao pânico, com quedas, por exemplo. Cerca de 190 pessoas foram tratadas em hospitais de seis províncias devido ao terremoto, das quais 43 permaneciam em observação, disse o ministro do interior.
O terremoto também foi sentido nas províncias sírias de Hasakah, Deir al-Zor e Alepo, segundo a agência de notícias estatal do país.
A AFAD informou que houve 30 tremores secundários após o terremoto e que os tremores ocorreram na faixa de magnitude entre 1,2 e 3.
O momento do terremoto foi flagrado numa transmissão ao vivo na ER TV, emissora da cidade.
(Com Reuters e Agência Anadolu)