Mutirão de atendimentos também insumos aos agricultores familiares
O Governo do Amazonas realizou nesta sexta-feira (18/10) uma ação itinerante com serviços voltados à cidadania, assistência social e setor primário, na comunidade Frederico Veiga, situado na zona rural de Manaus. Ao todo, foram atendidas mais de 250 pessoas que residem na localidade.
A ação foi coordenada pelo Sistema Sepror – Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Assistência Social (Seas), Agência de Fomento (Afeam), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), e o Instituto Nobre.
De acordo com o secretário de estado de Produção Rural, Daniel Borges, o objetivo é levar serviços ampliados de várias secretarias estaduais, em benefício aos agricultores familiares da zona rural de Manaus, e também dos municípios vizinhos.
“Esse é o olhar diferenciado do governador Wilson Lima, buscar atender aquelas pessoas que estão na ponta, que mais precisam. Hoje nós levamos vários serviços para o agricultor familiar e seus familiares, desde atendimento de cidadania até entregas de insumos para o setor primário. Isso valoriza o homem e a mulher do campo”, ressalta Daniel.
Segundo a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga, o objetivo da ação, em conjunto com várias secretarias de estado, foi alcançar os produtores rurais que estão mais distantes da capital amazonense, para terem acesso às políticas públicas do Governo do Amazonas.
Queremos proporcionar um espaço onde eles possam acessar nossos programas. Trouxemos crédito da Afeam, doação de peixes e ainda uma edição especial da nossa feira, oferecendo uma oportunidade para que possam comercializar seus produtos. Foi um dia muito produtivo”, destacou Lionilde.
Setor primário
A Sepror entregou 1.800 mudas de citros (laranja e limão), para 60 produtores rurais, e realizou orientações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e demais políticas públicas.
Já o Idam realizou emissão e renovação de documentos do Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Ambiental Rural (CAR), e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF’s). A ADS fez a doação de 200 peixes de tambaqui, além de realizar o credenciamento de agricultores para a participação nas feiras de produtos regionais.
“Essa é mais uma ação do Governo do Estado, com objetivo de levar nossos serviços de emissão de documentos, como CPP e CAF, para mais perto do nosso agricultor com objetivo de facilitar o acesso deles ao trazer os serviços necessários para dentro da comunidade. Desta forma, melhoramos a vida do nosso agricultor”, ressaltou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.
Cidadania e assistência social
A Seas, em parceria com a Afeam promoveram orientações às agricultoras familiares interessadas em acessar o Crédito Rosa, um programa de financiamento para estimular o empreendedorismo feminino.
A Sejusc atuou nos procedimentos para viabilizar a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Aspectro Autista (Ciptea), adesão ao Programa Idoso Empreendedor, Registro de Certidão de Nascimento, e a inscrição, alteração e regularização de CPF.
A Secretaria de Segurança realizou a emissão de RG. No local, também, o Instituto Nobre promoveu serviços de cortes de cabelo, manicure e massoterapia.