Com o tema ‘O que fazer pela saúde mental agora e sempre?’, ação reuniu profissionais da área em bate-papo com participantes nesta quinta-feira (16/1)
Tão importante quanto cuidar da saúde do corpo, é cuidar da saúde mental, trazendo assim, mais qualidade de vida. O assunto ganha destaque neste mês, durante a campanha Janeiro Branco, de incentivo ao cuidado com a saúde mental.
Para conscientizar sobre o tema, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realiza ao longo do mês uma série de ações, entre elas, a palestra ‘O que fazer pela saúde mental agora e sempre?’, nesta quinta-feira (16/1), na sala de cinema Silvino Santos.
A diretora de saúde da Câmara Municipal de Manaus, Hanan Awwad, destacou que além de palestras, são realizados atendimentos psicológicos.
“O Janeiro Branco é uma conscientização da saúde mental e emocional e nós temos uma psicóloga na casa. Ela fez a palestra hoje e, durante o mês de janeiro, teremos mais atendimentos psicológicos para cuidar da saúde mental”, disse.
Em um bate-papo com os participantes, a psicóloga Sandra Reis enfatizou a necessidade de cada pessoa tirar um momento de autocuidado.
“A gente tem que ter um momento para relaxar, para cuidar do corpo, da mente. O objetivo aqui hoje é que eles saiam pensando nas estratégias que vão utilizar para se manter bem com a saúde física e com a saúde mental”, comenta.
O acadêmico de Psicologia, Lucas Lima, um dos palestrantes do evento, destacou o que pode ser feito pelo bem da saúde mental.
“Estamos tentando trazer uma sensação de renovação, uma página em branco. Para poder recomeçar, fazer nossos planejamentos e focar na nossa saúde mental. Se priorizar, priorizar sua saúde. Valorizar seus hobbys, seus sentimentos, independentemente de onde você esteja”, comentou.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 700 milhões de pessoas convivem com algum tipo de transtorno mental. Diante do problema, que pode afetar a vida pessoal e social, buscar ajuda profissional é necessário, conforme conta o profissional de Tecnologia da Informação, Vinícius Raphael, que assistiu à palestra.
“Tento ocupar a mente, trabalhar, estudar, isso ajuda, é importante. Mas, além disso, é fundamental buscar ajuda profissional”, contou.
Além de todos esses cuidados, manter o sono em dia, praticar atividade física e alimentar-se bem, segundo a psicóloga, também contribuem para uma vida plena.