O nome de Caio André vinha sendo especulado para chefiar a Secretaria de Estado de Cultura desde janeiro, gerando debates e críticas por parte de artistas e representantes do setor cultural
Manaus (AM) — O ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus, Caio André (União Brasil), assumirá o Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM). A informação foi confirmada pelo político nesta segunda-feira (3), e oficializada pelo governo do Amazonas. A nomeação do novo secretário será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-AM).
Na noite de segunda-feira (3), o vereador Marcelo Serafim (PSB) utilizou suas redes sociais para parabenizar Caio André pela nova função.
“Te desejo sucesso, meu irmão. Você merece demais essa conquista. Conte com seu amigo e irmão nas arquibancadas da vida como seu torcedor sempre”, escreveu Serafim em uma publicação no Instagram.
“Cultura não é cabide”
Na última semana, o Caio André foi alvo de duras críticas por parte da classe artística depois de rumores que ele assumiria a SEC-AM, apesar da falta de experiência e tratativas com os produtores culturais.
A frase “Cultura não é cabide”, divulgada em diversas ocasiões, marcava a insatisfação de produtores culturais que enxergaram a nomeação como um uso político do cargo, o que pode gerar prejuízos em políticas públicas efetivas para a área.
Quem é Caio André
Caio André Pinheiro de Oliveira se destacou por sua atuação na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Ele que chegou a ser presidente da Casa nos últimos dois biênios. Sua trajetória é marcada, ainda, por uma forte ligação com o esporte.
Advogado por formação, Caio André teve papel de relevância em sua primeira legislatura na CMM, atuando como vice-presidente da Mesa Diretora nos dois primeiros anos de mandato e presidindo a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, considerada a mais importante da Casa.
Articulação
Como secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Caio André terá a missão de aplicar sua experiência em gestão e articulação política para fortalecer o setor cultural no estado.
O desafio à frente da Secretaria inclui não apenas a implementação de políticas que promovam o acesso à cultura em todas as regiões do Amazonas, mas também o estabelecimento de um diálogo produtivo com a classe artística, que demonstrou resistência à sua nomeação. A oficialização de seu cargo será realizada por meio de ato do governador Wilson Lima.
No início de sua gestão, o novo secretário assumirá a responsabilidade de organizar o Carnaval do Amazonas, coordenando o desfile das escolas de samba e garantindo o apoio a bandas e blocos de rua
Biografia de Caio André
Formação Acadêmica: bacharel em Direito.
Vida Pública: Mais de 10 anos de atuação no setor esportivo em Manaus.
Cargos Municipais
- Gerente de Esportes na Secretaria Municipal de Esportes (2009).
- Diretor do Departamento de Desporto da mesma secretaria (2010).
- Assessor Jurídico na Secretaria Municipal de Esportes (2011).
- Conselheiro Municipal de Esportes (2011/2012).
- Diretor Executivo da Secretaria Municipal de Esportes (2012/2013).
- Subsecretário Municipal de Esportes (2014).
Cargos Estaduais
- Assessor Jurídico da extinta Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (2017).
- Secretário Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (2019).
- Diretor-Presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR) até se afastar para a campanha política de 2020.
Carreira Política na Câmara Municipal de Manaus
- Eleito em 2020 com 4.666 votos.
- Atuou como vice-presidente da Mesa Diretora nos dois primeiros anos de mandato.
- Presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, considerada a mais importante da CMM.
- Assumiu a presidência da Câmara Municipal de Manaus no último biênio.
- Eleições de 2024: Apesar de sua atuação como presidente da CMM, Caio André não conseguiu a reeleição para o cargo de vereador em 2024.