
Animal foi batizado de “Golias” pela família. Após o resgate, ele foi encaminhado à sede da Defesa Civil, onde recebeu atendimento veterinário.
Um filhote de onça-pintada, mantido como “pet” por uma família, foi resgatado nesta terça-feira (4) em Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas, após uma denúncia anônima à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semat). O animal estava em cativeiro em uma residência no bairro da Independência.
O animal foi batizado de “Golias” pela família. Após o resgate, ele foi encaminhado à sede da Defesa Civil, onde recebeu atendimento veterinário. Não há informações sobre como o filhote foi capturado.
“A família concordou em entregar o filhote, pois sabia que, ao crescer, ele poderia representar um risco à segurança das pessoas”, afirmou Marcos Penha, coordenador do Meio Ambiente do município.
Com apenas 8 meses de vida, o filhote aguarda autorização dos órgãos ambientais para ser liberado e retornar ao seu habitat natural. A ação de resgate foi realizada pela Semat com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec).
A guarda de animais silvestres sem a devida autorização é considerada crime ambiental, com pena de 6 meses a 1 ano de detenção, além de multa.