
Crimes Contra Adolescentes em Manaus Foram Commetidos entre 2020 e 2023
Detalhes do Caso
O técnico de vôlei Walhederson Brandão Barbosa foi condenado a 78 anos, seis meses e 12 dias de prisão por exploração sexual contra pelo menos 11 adolescentes em Manaus. Ele foi preso em novembro de 2023, quando a Polícia Civil o flagrou dormindo com dois atletas de 15 anos.
Os crimes ocorreram entre 2020 e 2023, em diferentes locais, incluindo a casa do treinador. Segundo a investigação, ele usava sua posição para atrair e submeter os alunos à prostituição. A delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Joyce Coelho, afirmou que o técnico praticava os mesmos crimes há quase 20 anos.
“Durante as investigações, descobrimos que ele pratica os mesmos crimes há quase 20 anos. Então, dada a gravidade deste homem para com os alunos, precisávamos frear as suas atitudes”, disse a delegada.
A juíza Jacinta Silva dos Santos determinou que ele cumpra a pena em regime fechado e negou o direito de recorrer em liberdade. O Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) destacou que, devido à gravidade dos crimes, a prisão foi mantida para o cumprimento imediato da sentença.
“Devido à gravidade dos crimes e à pena aplicada, a magistrada negou ao réu o direito de recorrer em liberdade e determinou o cumprimento imediato da sentença”, informou o Tjam.
A Federação Amazonense de Voleibol repudiou o caso e suspendeu o técnico de todas as atividades oficiais. A entidade também afirmou que não recebeu registros que indicassem a ocorrência dos casos registrados pela Polícia Civil.
“Seus profissionais devem ter, além da competência que o cargo exige, compromisso com a conduta pessoal. Enquanto as autoridades tomam as devidas providências, a FAV opta por suspender o referido técnico de todas as atividades oficiais desta federação, bem como suspender por tempo indeterminado o registro Nacional de treinador no Sistema Nacional de Registro”, disse a nota da Federação Amazonense de Voleibol.