
Participar da Escolha do Novo Papa
O arcebispo de Manaus e cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, embarcou na manhã desta quinta-feira (24) para o Vaticano, onde participará do Conclave que definirá o novo papa. Ele é um dos sete cardeais brasileiros com direito a voto na eleição.
Dom Leonardo chegou ao Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes por volta das 9h e embarcou em um voo com destino a São Paulo, de onde seguirá em outro voo para Roma. No momento do embarque, estava acompanhado por um assessor, mas não quis falar com a imprensa.
O Conclave pode durar até 20 dias e só cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto. Durante esse período, os cardeais ficam reclusos no Vaticano, na chamada “zona do Conclave”, e fazem um juramento de absoluto sigilo. As votações ocorrem dentro da Capela Sistina, e para ser eleito, o futuro papa precisa obter dois terços dos votos.
Cardeais Brasileiros com Direito a Voto
- Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus – 74 anos
- Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil – 65 anos
- Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB – 64 anos
- Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo – 75 anos
- Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro – 74 anos
- Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília – 57 anos
- João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília – 77 anos
Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu em 6 de novembro de 1950, em Forquilhinha, Santa Catarina. Ele ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1972 e foi ordenado sacerdote em 1978. É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e doutor pela mesma instituição. Foi nomeado arcebispo de Manaus em 2019 e criado cardeal em 2022 por indicação do papa Francisco.