
O programa visa fortalecer pesquisa e inovação na saúde em áreas prioritárias
O prazo para inscrições de propostas ao Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), chamada pública nº 002/2025, encerra-se na segunda-feira (12/05), às 22h59min (horário de Manaus). A 8ª edição do edital ocorre por meio da parceria entre o Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico Científico e Tecnológico (CNPq).
Com investimentos de R$ 5.796.000,00 a iniciativa visa apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas, que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde em temas prioritários para o estado do Amazonas.
O edital irá apoiar até 20 projetos, com prazo de vigência de 24 meses. Para essa edição, os projetos de pesquisa deverão estar inseridos nos seguintes eixos temáticos: Saúde da Mulher e Materno Infantil; Agravos e Doenças Não transmissíveis; Gestão de trabalho e Educação na saúde; Agravos e Doenças/Infecções transmissíveis; e Saúde dos Povos e Comunidades Tradicionais: Indígenas, Ribeirinhas e Quilombolas.
Conforme o edital, podem submeter propostas pesquisadores com títulos de mestrado ou doutorado, vinculados a instituições de ensino superior, institutos de pesquisa pública ou privados sem fins lucrativos. As inscrições devem ser realizadas de forma eletrônica em dois sistemas: no Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde (SISC&T), disponível no endereço eletrônico: https://sisct.saude.gov.br/sisct/, e através do Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SIGFapeam), em www.fapeam.am.gov.br
Confira informações sobre o edital em: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/chamada-publica-n-o-0022025-fapeamcnpqdecit-sectics-msses-am-programa-pesquisa-para-o-sus-gestao-compartilhada-em-saude-ppsus/
Foto: Arquivo Fapeam