Brasil – Após convergências, crises, polêmicas e protestos contra o governo, Bolsonaro segue firme na permanência como presidente da República. A pesquisa feita pelo Instituo Paraná Pesquisas chegou a conclusão de que se as eleições fossem hoje, Bolsonaro seria reeleito e sua permanência no cargo é defendida.
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 21 de julho deste ano. Na pesquisa, Bolsonaro lidera todos os cenários de primeiro turno – com porcentuais que vão de 27,5% a 30,7% – e derrotaria os seis potenciais adversários em um segundo round da corrida ao Planalto em 2022. São eles: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), o ex-governador Ciro Gomes (PDT), o ex-ministro Sergio Moro, o governador paulista João Doria (PSDB) e o apresentador Luciano Huck.
A permanência seria um feito pois na mesma pesquisa, 48,1% dos brasileiros desaprovam a sua gestão (eram 51,7% no fim de abril) e 38% consideram ruim ou péssimo o seu trabalho (eram 39,4%). Comparada a um levantamento anterior da Paraná Pesquisas, de três meses atrás, a aprovação oscilou positivamente de 44% para 47,1%, enquanto o contingente que considera seu mandato ótimo ou bom foi de 31,8% para 34,3% – variação acima da margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.