Diretor da EST/UEA apresenta expertises nas áreas de desenvolvimento de software, jogos eletrônicos e IA
Atendendo a convite do Exército Brasileiro, o diretor da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Prof. Dr. Jucimar Maia Jr., cumpriu agenda em Brasília (DF), representando o reitor Prof. Dr. André Zogahib. A viagem teve o objetivo de trocar experiências e ampliar laços e parcerias institucionais nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Na capital federal, o diretor da EST/UEA participou do “Intercâmbio de Conhecimentos e Estudo de Trabalhos em Parceria”, no Forte Caxias, Quartel-general do Exército, no último dia 30. O evento foi promovido pelo chefe de Comando, Controle e Informação (C²I), do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), general de divisão Washington Rocha Triani.
O reitor André Zogahib destaca que a UEA possui um compromisso sólido com a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico. “A visita representa uma oportunidade estratégica para reforçarmos o papel da nossa universidade no cenário nacional. Essa aproximação é fundamental para ampliarmos o impacto das pesquisas e projetos desenvolvidos na UEA, promovendo soluções inovadoras que possam contribuir para o desenvolvimento do Amazonas e do Brasil. Agradecemos ao Exército Brasileiro pela receptividade e pela oportunidade de compartilharmos o conhecimento gerado na UEA”, disse.
Na ocasião, o Exército apresentou suas necessidades atuais nas áreas de tecnologia e inovação e, em contrapartida, a comitiva da EST/UEA fez uma demonstração de suas expertises nos respectivos segmentos. Desenvolvimento de software e ferramentas de Inteligência Artificial (IA) estiveram no centro das discussões.
“Foi uma programação extremamente produtiva. Desde o ano passado, a UEA tem uma parceria firmada com o Exército, por meio do Instituto Militar de Engenharia (IME). Agora, eles nos convidaram para vir a Brasília e estreitar ainda mais esses laços, alinhando as demandas do Exército com as expertises da EST, como por exemplo no desenvolvimento de jogos eletrônicos”, declarou o diretor.
Além do diretor Jucimar Jr., a comitiva da EST/UEA teve a presença do Prof. Dr. Ricardo Barboza. Participaram, ainda, representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Cooperação técnica
Em novembro do ano passado, a reitoria da UEA firmou um termo de cooperação técnica com o IME para esforços acadêmicos, técnicos e científicos; compartilhamento de infraestrutura; e pesquisas e participações em estudos relacionados à graduação, pós-graduação, projetos de pesquisa, extensão e inovação.
Desde então, a universidade e o instituto trabalham para desenvolver projetos em conjunto. Em janeiro deste ano, uma comitiva do Sistema Defesa, Indústria e Academia (SisDIA) e do Comando Militar da Amazônia (CMA) conheceram a infraestrutura da EST, incluindo o Ludus Lab, no Laboratório Saltu, que desenvolve games em parceria com o Polo Industrial de Manaus (PIM).
Fotos: Divulgação