A Rede Globo e a Rede Amazônica, vão transmitir a 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins 2024. O anúncio foi feito no inicio da tarde desta quinta-feira (2), pelo governador Wilson Lima em um plantão ao vivo da emissora, na sede do governo, logo após a assinatura do contrato que autorizou a transmissão.
“É um desafio fazer essa transmissão, a Globo é a segunda maior emissora do planeta e ela poderia estar cobrindo qualquer outro festival, mas escolheu estar em Parintins. Isso é importante para o estado, para a cidade, e nos coloca em outro patamar. Isso mostra a importância da Amazônia”, disse o governador Wilson Lima.
A transmissão era de exclusividade de sua concorrente TV A Crítica/Rede TV, e será realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho.
A disputa dos bois Caprichoso e Garantido, que já é tradicional no calendário cultural amazonense, ganhou destaque nacional com a participação da cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, no Big Brother Brasil 2024.
No Bumbódromo, uma espécie de arena, as duas agremiações se apresentam, anualmente, no último fim de semana de junho. Os bumbás desenvolvem os temas e contam as lendas dos povos originários em alegorias gigantescas. Todo espetáculo tem como trilha sonora as toadas – canções que retratam a cultura dos povos originários da Amazônia.
Na ocasião, estavam presentes os presidentes dos dois bumbás Rossy Amoedo, do Caprichoso, e Fred Góes, do Garantido, além do CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Júnior.
“Realmente, toda essa construção nada seria sem possível sem o aval do governador Wilson Lima. Quero agradecer, então, a confiança ao trabalho da Rede Amazônica, somos apaixonados pela nossa região e acreditamos que a transmissão do festival vai potencializar ainda mais a nossa Amazônia”, explicou Phelippe Daour Júnior.