As constantes quedas no fornecimento de energia elétrica no município de Eirunepé (a 1.159 quilômetros de Manaus) virou pauta na Assembleia Legislativa do Amazonas. O assunto foi levado à tribuna pela deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) nesta quinta-feira, 7 de novembro, em atendimento à demanda do vereador Fred da Civil, que relatou o problema ao Poder Legislativo.
“Entrei em contato hoje com a Amazonas Energia. O vereador Fred da Civil me procurou e falou sobre o apagão. Nas últimas três semanas é praticamente um apagão mesmo, horas e horas a população fica sem energia elétrica em Eirunepé. A cidade está desassistida e eu acabei de fazer uma cobrança da Amazonas Energia, e espero nas próximas 24 horas que a empresa apresente uma solução para que gente possa levar essa boa nova à população de Eirunepé”, disse Alessandra.
A vice-presidente da Assembleia Legislativa relatou os prejuízos que os apagões causam aos moradores nas áreas de saúde, educação, comércio e serviços. Alessandra citou que hospitais, UBS’s têm sido bastante afetados, podendo causar estragos de vacinas e outras medicações que precisam ser armazenadas a baixa temperatura.
“A população de Eirunepé está sofrendo. Quando falta energia muitas vezes falta água, lugares que são abastecidos por poços artesianos, por exemplo, não conseguem levar água para a população. Além de hospital, UBS’s, vacinas que podem ser estragadas e outras medicações que têm que ficar conservadas a baixa temperatura, comida, comércios perdem seus materiais. A população sofre, pois falta um ventilador, falta uma geladeira para gelar água e guardar os alimentos. A população está sofrendo, desde as crianças até os mais idosos”, concluiu a deputada.