
Quarteto de cordas da orquestra animou os estudantes ao mesclar um repertório clássico com canções populares
Alunos do Ensino Fundamental do Instituto de Educação do Amazonas receberam, nesta quarta-feira (07/05), um concerto didático apresentado pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). A iniciativa integra o programa de Educação Musical da Fundação OSB, Conexões Musicais. Em uma apresentação interativa, o quarteto de cordas da orquestra animou os estudantes ao mesclar um repertório clássico com canções populares.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer curiosidades sobre os instrumentos utilizados no concerto, as obras apresentadas e o universo orquestral. Um dos alunos que participou da dinâmica de perguntas e respostas foi Thiago dos Santos, do 6º ano do Ensino Fundamental. Para ele, o momento foi uma oportunidade única.
“Foi muito bom ser convidado para assistir o concerto. Foi muito divertido, pude apreciar muito bem as músicas e foi uma oportunidade única que eu tive”, afirmou o estudante.
Segundo a diretora da unidade escolar, Ji Suk Guedes, os alunos adoram receber apresentações culturais na escola, uma vez que, além de aprenderem um pouco mais sobre arte e música, os discentes também podem relaxar e apreciar o momento.
“Pelo olhar, pelo brilho que a gente vê nos olhinhos deles, sabemos que eles estão maravilhados. É uma oportunidade que talvez eles não tenham em outro momento. E aqui a escola propicia, a Secretaria de Educação propicia. É um momento ímpar”, disse a diretora.
Projeto social
Pela quarta vez em Manaus, o Conexões Musicais conta com aulas de instrumentos para alunos de projetos sociais, concertos didáticos em escolas públicas, aula de canto e coral, entre outras ações que envolvem a educação musical. Em parceria com o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, os músicos da orquestra se transformam em professores.
Um deles é o violinista Bogdan Hudzelaits, que estudou no Liceu de Artes na infância e, anos depois, teve a oportunidade de lecionar para os alunos da instituição. Natural de Manaus, o músico compartilhou como se sente alegre em voltar para a cidade natal com o projeto e poder apresentar e ensinar o que vem aprendendo com a OSB.
“É muito legal porque esses foram os lugares onde eu cresci, onde eu aprendi a tocar violino. Agora estou voltando e dividindo um pouco da minha experiência, mas também aprendendo com os alunos dessa nova geração. É sempre muito gratificante trabalhar com as crianças”, elucidou o violinista.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarContatos para Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar: Mônica Figueiredo (92) 98100-8787 e Maria Eduarda Oliveira (92) 981968072