O Boletim Diário Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), edição nº 141, confirma mais 457 casos da doença no Estado, fazendo o total de infectados chegar a 114.780.
Destes, 23 são casos novos que foram confirmados por exame de biologia molecular RT-PCR, que identifica o vírus no organismo e detecta casos novos agudos entre o terceiro e o sexto dia de sintomas, período de transmissão da doença. Os outros 434 foram confirmados por testes rápidos que detectam os anticorpos, com data de oito a 60 dias ou mais das primeiras manifestações da Covid-19.
Conforme o boletim, foram confirmados dois óbitos por Covid-19 ocorridos nas últimas 24 horas, elevando para 3.556 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta quinta-feira (20/08), foram registrados 35 sepultamentos e um óbito em domicílio.
O boletim aponta ainda que 13.851 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, o que corresponde a 12% dos casos confirmados ativos. Mais 373 amazonenses passaram pelo período de quarentena nas últimas 24 horas, fazendo o total de recuperados chegar a 97.385. Esta quantidade representa 84% dos casos confirmados da doença.
Internações – Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 191 pacientes internados, sendo 126 em leitos clínicos (20 na rede privada e 106 na rede pública) e 65 em UTI (23 na rede privada e 42 na rede pública).
Há ainda outros 59 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 37 estão em leitos clínicos (21 na rede privada e 16 na rede pública) e 22 estão em UTI (13 na rede privada e nove na rede pública).
Ocupação de leitos – Conforme os números consolidados pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), nesta quinta-feira (20/08), a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid era de 20%. Em relação aos leitos clínicos Covid a taxa de ocupação estava em 23,9%. A ocupação das UTI’s Covid da rede estadual de saúde alcançaram, nesta quinta, o menor percentual desde o início da pandemia. No Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, que é referência no tratamento da doença, somente 24 pessoas estavam internadas em UTI e 72 em leitos clínicos.
Notificação – A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-AM a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 120.835 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 155.871.
As notificações são realizadas pelas vigilâncias epidemiológicas dos municípios, por meio de sistema de informação de saúde, e repassadas para a FVS-AM, que consolida os dados. Os casos notificados são confirmados ou descartados, futuramente, por exame laboratorial ou testes rápidos.
Nesta edição, oito municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim, são eles: Borba, Canutama, Carauari, Juruá, Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro, Tapauá e Tonantins.