A Fundação Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) divulgou nota informando a primeira morte pela doença “varíola dos macacos”, no município de Parintins, na noite deste sábado (27). A vítima, que não teve a identidade revelada, é do sexo masculino, residente do município de Parintins, soropositiva com abandono de tratamento, que apresentou febre, ínguas, fraqueza, erupção cutânea sugestivas a Monkeypox na face, nos membros superiores e inferiores. “Paciente veio a óbito devido ao agravo de sua condição, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Vieira Dourado. A provável fonte de infecção ao vírus monkeypox ainda está em investigação epidemiológica”, disse a FVS.
Ainda segundo a Fundação, no Amazonas há 19 casos confirmados da Monkeypox ou “varíola dos macacos” como é popularmente conhecida. O último boletim acusou um aumento no número de casos suspeitos, saltando de 9 para 14. No total, o estado já tem 70 casos notificados da doença: 19 confirmados, 37 descartados e 14 suspeitos.
Dos 19 confirmados, 18 foram registrados em homens com idade entre 20 a 40 anos. Manaus concentra a maioria dos casos, 18 no total.