De volta ao cargo esta semana após 15 dias afastado pela Justiça, o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto (PT), anunciou o pagamento do salário de garis e negou a informação de que não há dinheiro em caixa, mas afirmou que a prefeitura do município está com dificuldades financeiras.
Em post nas suas redes sociais no início da noite desta quinta-feira, 25, o prefeito iniciou o informativo com o título: “Garis comemoram pagamento do mês de Maio!”.
Em seguida, Peixoto informa que após 10 dias de espera, em virtude do seu afastamento do cargo, a administração pagou a empresa Guildes, que injeta quase um milhão de reais, em pagamento aos garis.
“Nosso compromisso sempre será, em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. Portanto, querido povo de Itacoatiara, não é verdade que não foi encontrado recurso, ou coisa do gênero. Porém, é verdade que, a prefeitura está com dificuldades financeiras, mas apesar disso, todo dia 10 de cada mês, havia pagamento à empresa e os garis nunca ficaram sem seus salários, do meu conhecimento. Compromisso com a verdade é isso! Muito obrigado meu Deus por mais uma oportunidade de ajudar o povo!”, diz o post.
Na terça-feira, 23, quinze dias depois de ter sido afastado do cargo de prefeito de Itacoatiara pelo juiz da 1ª Vara do município, Saulo Góes Pinto, Antônio Peixoto retornou ao cargo após decisão da desembargadora Socorro Guedes, que acolheu seu recurso e revogou o afastamento.
A decisão em primeira instância afastou Peixoto por 180 dias da prefeitura por atos de improbidade administrativa configurada na desobediência do cumprimento de decisões judiciais. A sentença atende ao pedido do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).