Amazonas

Apoiado pelo Governo do Amazonas, seminário sobre a Emergência Climática na Amazônia começa nesta quarta-feira em Manaus

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

O evento é amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), da Fapeam

Inicia nesta quarta-feira (28/5), o evento intitulado Seminário Emergência Climática na Amazônia: Diálogos para a COP30, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

O encontro segue até sexta-feira (30/5), das 8h às 17h, no Auditório da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizado na Avenida André Araújo, zona sul da capital.

Amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), o evento busca     refletir sobre as similaridades e convergências entre o neoextrativismo, a injustiça climática e o racismo ambiental no Brasil como ameaças a uma democracia substancial e igualitária.                                                             

A coordenadora do evento e doutora em Desenvolvimento Socioambiental, Girlian Silva de Sousa, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), afirmou que a atividade será na modalidade híbrida, contando com a participação de tanto de pesquisadores locais, quanto de especialistas que estudam a Amazônia, mas estão em outras partes do território, como de Roraima, do Maranhão, da Paraíba, do Pará e de Ipixuna (distante a 1.367 km da capital), sendo relevante a participação de todos para discutir o fenômeno pelo olhar de quem vivencia as questões a partir do território.

“A expectativa é que o evento possa trazer importantes contribuições para o debate sobre a emergência climática e seus impactos sobre o território amazônico. Espero que, a partir dele, possamos elaborar relevantes proposições para contribuir para o debate da COP30, que ocorrerá ainda este ano, na cidade de Belém, no Pará”, disse.

A programação conta com debates, palestras e três grupos de trabalho (GT), sendo eles: “Impactos Socioeconômicos da Emergência Climática na Amazônia Brasileira”, “Educação, Memória e Cultura na Amazônia Ante às Mudanças Climáticas”, “Saberes, Tecnologias Sociais e Ancestrais, Saberes Acadêmicos e Iniciativas – Inovadoras para o Enfrentamento da Injustiça Climática e do Racismo Ambiental na Amazônia”. Durante os três dias do evento, acontecerá ainda uma Feira da Economia Solidária, com produtos artesanais e da culinária regional.

O Seminário é destinado ao público acadêmico, aos movimentos sociais, aos gestores públicos e à sociedade civil em geral. A temática do evento será discutida a partir de quatro vieses (político, socioeconômico, socioambiental e fundiário).

Sobre o apoio da Fapeam

“Espero que o evento contribua para a visibilização do papel fundamental da Fapeam no fomento à produção científica e à promoção do desenvolvimento sustentável no Estado do Amazonas”, afirmou Girlian.

O Seminário é amparado pelo Parev, que visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

FOTOS: Secom e Divulgação

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias Relacionadas