Sob muita pressão de setores da sociedade, da Prefeitura Municipal e até sob uma batalha judicial, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), aprovaram hoje, o projeto Projeto de Lei nº 069/2024, que trata do empréstimo de R$ 580 milhões ao Executivo Municipal junto ao Banco do Brasil. O placar foi de 22 votos favoráveis e 17 votos contrários. Os votos que definiram a votação foram dos vereadores João Luiz e Márcio Tavares, (ambos do Republicanos), que antes se alinhavam a oposição, mas que de última hora mudaram e garantiram a aprovação.
A solicitação do regime de urgência chegou a ser questionada pela oposição, no entanto, o presidente da Mesa Diretora, vereador Caio André (UB), informou que o pedido de inversão pode partir de qualquer vereador.
Prefeitura endividada
Como era de se esperar o assunto rendeu junto as redes sociais e aos demais candidatos que concorrem a eleição para a Prefeitura de Manaus.
O perfil Fala Manaus publicou: “Se em 3 anos nâo fizeram NADA, não vai ser em menos de 1 anos que vão mudar Manaus. Acorda, maniinhio, é muito decaso com a população”.
Confira como votaram os vereadores
Os 17 que votaram contra o empréstimo:
Allan Campelo
Elissandro Bessa
Capitão Carpê
Daniel Vasconcelos
Diego Afonso
Everton Assis
Glória Carratte
Ivo Neto
Jacqueline Pinheiro
Jaildo Oliveira
João Carlos
Lissandro Breval
Marcelo Serafim
Márcio Tavares
Rodrigo Guedes
Rosivaldo Cordovil
Thaysa Lippy
William Alemão
Os 21 que votaram a favor foram:
Alonso Oliveira
David Reis
Dione Carvalho
Eduardo Alfaia
Eduardo Assis
Elan Alencar
Fransuá Matos
Gilmar Nascimento
Jander Lobato
Joelson Silva
Kennedy Marques
Marcel Alexandre
Luis Mitoso
Peixoto
Raiff Matos
Raulzinho
Roberto Sabino
Rosinaldo Bual
Samuel Monteiro
Sassá da Construção
Wallace Oliveira