Um jogo de futebol terminou de forma trágica na cidade de São Salvador, capital de El Salvador, na América Central, neste domingo: após uma falta para o time adversário, o jogador Juan Lorenzana partiu para cima de José Arnolda Amaya, de 63 anos, árbitro do jogo. Ele teria caído no chão após receber um chute no peito e, então, o agressor desferiu diversos golpes até deixar Amaya inconsciente, resultando em uma hemorragia interna, segundo o jornal “El Clarín”. O árbitro foi levado a um hospital da região, onde morreu horas depois. Lorenzana foi preso nesta terça-feira.
A partida acontecia no estádio Toluca, na cidade de São Salvador na tarde deste domingo, dia 12. Comandada por Jose Arnolda Amaya, a partida foi paralisada por uma falta. Nesse momento, um dos jogadores da equipe, Juan Lorenzana, se revoltou contra o árbitro.
— Soube que o agressor o desrespeitou, aí meu pai o expulsou. Depois disso, (o agressor) bateu nele até cair e o espancou até a morte. No caminho para o hospital, meu pai já estava (em estado) grave e lá faleceu — relatou Jairo Amaya, filho do árbitro, à imprensa salvadorenha.
De acordo com uma testemunha ouvida pelo jornal “elsalvador.com”, o agressor teria dito o seguinte: “Ninguém vai se meter (com o) que vou dar a este velho”, e em seguida já desferiu o primeiro golpe. Acertado no peito, Amaya caiu no chão e, na sequência, foi espancado até ficar inconsciente.
Com hemorragia interna, segundo o jornal “El Clarín”, a vítima foi levada a um hospital da região, mas morreu horas depois.
O agressor Juan Manuel Cruz Lorenzana, que estava foragido, foi preso nesta terça-feira pela Polícia Nacional Civil de El Salvador, na colônia de Miramonte, em São Salvador. “Nenhum crime ficará impune”, é a legenda da publicação do órgão no Twitter.
A Federação Salvadorenha de Futebol emitiu nota nesta segunda-feira, dia 13, em que “lamenta, condena e rechaça” os atos de violência que classificou como “agressão física com resultado fatal”.
A igreja que Amaya frequentava também prestou condolências à família do árbitro. Na mesma publicação, informou que o velório será nesta terça-feira, às 18h no horário de Brasília (15h em São Salvador), na cidade de Soyapango, na Região Metropolitana de São Salvador.