A Câmara dos Deputados elegeu nesta segunda-feira (1) Arthur Lira como o novo presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2021-2022. Foram dispostas 21 urnas no Plenário e nos salões Verde e Nobre, espaços ficaram restritos aos parlamentares, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento. Oito parlamentares concorreram ao pleito, mas a disputa estava centralizada entre os nomes de Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP).
Ele teve 302 votos dos deputados e venceu o pleito em primeiro turno para o biênio 2021-2022. A votação foi secreta, como prevê o Regimento Interno da Casa.
Em seguida, ele tomará posse e conduzirá a apuração dos votos para os demais membros da Mesa Diretora.
Resultado da eleição da Câmara dos Deputados:
Arthur Lira (PP/AL): 302
Baleia Rossi (MDB/SP): 145
Marcel Van Hattem (Novo/RS): 13
Fábio Ramalho (MDB/MG): 21
Luiza Erundina (PSOL/SP): 16
Kim Kataguiri (DEM/SP): 2
André Janones (Avante/MG): 3
General Peternelli (PSL/SP): 1
CANDIDATOS
Além de Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Luiza Erundina (PSol-SP) eram candidaturas dos respectivos partidos. Já Fábio Ramalho (MDB-MG), Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), General Peternelli (PSL-SP) e, de última hora, Kim Kataguiri (DEM-SP) se registraram como candidatos avulsos.
DISCURSOS
Em seu discurso, o candidato Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro e apontado como o favorito na disputa, afirmou que a Casa não pode continuar sendo “do eu”, mas “do nós”.
“Isso não é um slogan de campanha, nem uma frase de efeito, mas a alma desta Casa, o espírito do regimento. Olhem para a cadeira do presidente: por acaso há ali um trono? Não”, afirmou, em crítica indireta ao atual presidente Rodrigo Maia.
Já o candidato Baleia Rossi disse que essa não é uma disputa qualquer. “Vamos definir hoje qual Brasil teremos nos próximos dois anos”.
“Por que a Câmara independente assusta tanto? Nós unimos partidos que são diferentes, têm ideologias diferentes, mas a diferença nos fortaleceu, porque não podemos abrir mão da defesa da nossa democracia. Não podemos abrir mão da defesa das das nossas instituições”.
Rodrigo Maia fez um discurso de despedida como presidente da Câmara bastante emocionado. “Me orgulho de ser deputado federal por 16 anos”. Maia é o presidente mais longevo da Casa.
APOIO
Integram o bloco de Lira, que é o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, os seguintes partidos: PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante.
Já o bloco de Rossi é formado pelos seguintes partidos: PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.
O deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) anunciou pouco tempo antes da votação a retirada de sua candidatura independente à Presidência da Câmara e declarou voto no deputado Baleia Rossi (MDB-SP), indicado por bloco de dez partidos.
Em discurso, Frota fez várias críticas ao presidente Jair Bolsonaro, a quem acusou de cooptar parlamentares em favor do deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato à Presidência da Câmara indicado por bloco de 11 partidos.
“Esta noite vai entrar para a história devido a conchavos, armações, compra de votos e distribuição de cargos de maneira cirúrgica para dar uma vitória a Bolsonaro”, disse Alexandre Frota.
CARGO
O presidente da Câmara Municipal integra a Mesa Diretora e também a preside. Ele é o representante legal da Câmara, tanto nas relações externas, como nos trabalhos internos, desempenhando as funções Legislativa, de Direção, de Administração e, principalmente a função Representativa.
Além do imenso poder político, é o presidente da Câmara quem conduz os trabalhos do Plenário e decide quais propostas serão colocadas em votação. O cargo é o segundo na linha sucessória da Presidência da República, depois do vice-presidente