ITACOATIARA (AM) – Dezesseis pessoas foram resgatadas com vida na madrugada deste sábado, 16, após a embarcação Comandante Coimbra naufragar no Rio Amazonas, nas proximidades do município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Um cachorro vira-lata que viajava com os tripulantes está desaparecido.
O caso aconteceu por volta de 4h, na Ponta da Ilha da Benta, próximo da Comunidade Costa da Conceição. A embarcação, com origem de Manaus, estava à caminho para o Distrito de Itapeaçú, em Iranduba, e em seguida, para a cidade de Boa Vista do Ramos.
De acordo com o relato do comandante Márcio Alexandre Azevedo, que trabalha com navegação há mais de 20 anos pelo Amazonas, o barco colidiu com um tronco nas margens do rio, no momento em que ventava muito no local.
“A gente vinha baixando o Rio Amazonas pelo Paraná da Trindade e, quando chegamos quase na saída do Paraná, a embarcação começou a trepidar, porque estava batendo uma ventania seca e nós resolvemos encostar. Foi quando um toco furou o casco da embarcação. Tiramos todas as pessoas e depois de uns 25 a 30 o barco afundou”, declarou Azevedo.
Resgate
Ainda de acordo com o comandante, o resgate dos passageiros teve o apoio de moradores da comunidade Costa da Conceição e da salva-vidas Praticagem dos Rios da Amazônia Ocidental (PROA) de Itacoatiara.
Os 16 tripulantes foram encaminhados para o flutuante da PROA, na Orla do município itacoatiarense, onde receberam os primeiros-socorros. Sete dos passageiros já voltaram a seguir viagem para o distrito de Itapeaçú. “O restante vai ficar em Boa Vista do Ramos e eu vou retornar para Manaus”, declarou o comandante Márcio Azevedo.