“Precisamos dar um salto na saúde e oferecer melhores serviços ao povo de Coari. Por isso, vamos criar o Barco da Saúde Integral que irá percorrer as comunidades, levando assistência médica e odontológica. Não admito Codajás dar suporte ao nosso município sendo isso responsabilidade da segunda prefeitura mais rica do Amazonas que é a nossa”, declarou o candidato a prefeito, Robson Tiradentes Jr nas comunidades rurais onde cumpriu agenda neste sábado (27/11), acompanhado do vice-prefeito, Coronel Ayrton Norte e do deputado federal Sidney Leite (PSD).
O desabafo do candidato da coligação Ficha Limpa para Coari foi feito durante as atividades de fim de semana após ouvir centenas de pessoas das comunidades: Trocaris, Lauro Sodré, Camará e São João da Boca do Mamiá.
Enquanto conversava com a comunidade, aproximou-se de Robson o pequeno Davi de apenas 4 anos de idade. O menino está com todos os dentes da frente cariados e com dores frequentes. “A saúde bucal precisa ser implantada urgentemente. Não é só nas comunidades que falta dentista. Coari também não conta com o profissional na saúde básica. Enquanto isso, a comunidade vai perdendo seus dentes. Vamos dar dignidade às pessoas a partir da contratação de dentistas para atuar imediatamente, devolvendo os sorrisos perdidos”, afirmou Robson Tiradentes Jr.
Lauro Sodré
A maior comunidade de Coari, a Lauro Sodré, que um dia foi próspera e dotada de diversos serviços públicos, amarga o sofrimento pelo abandono e falta de investimento. O posto da Polícia Militar e o posto de saúde foram desativados. A casa do professor, onde deveria funcionar a moradia do mestre que vai ministrar as aulas, é apenas um espaço coberto com telhas furadas e com a estrutura comprometida por cupins. O centro social e a casa de farinha estão no meio do mato. O número de residências com as portas fechadas cresce porque muitos desistem e deixam a comunidade em busca de um lugar em que pelo menos o básico seja garantido.
De acordo como agricultor, Elson da Costa e Silva, os problemas se arrastam por muito tempo. “O posto de saúde não funciona há 8 anos. Se a gente não se junta, a pessoa morre. A Secretaria de Educação dá no máximo 10 dias de aula por mês. Vivemos com medo porque não temos segurança”, expressou Silva morador da comunidade Lauro Sodré.
Alcineia Pinheiro Gomes, mesmo com sobrenome famoso em Coari, nunca teve regalias. Aos 44 anos e com 5 filhos, leva uma vida desgastante. “O poço não funciona e a gente tem de pegar água na beira do rio. Andamos muito, carregando baldes pesados. Amo minha comunidade, onde nasci e me criei, mas sinto um aperto no coração com tanto sofrimento”, falou enquanto embalava um bebê no colo.
O candidato a vice-prefeito pela coligação Ficha Limpa para Coari apontou como alternativa para solucionar às demandas a formação de parcerias com o governo do estado em diferentes áreas. “O que está em jogo não é quem vai ganhar a eleição, mas sim as vidas dos coarienses e se Coari vai vencer o desmonte nos serviços públicos essenciais do Poder Executivo Municipal. As ações do nosso Plano de Governo serão executadas com o apoio do governador Wilson Lima, que já demonstrou que pretende auxiliar na reconstrução da cidade e comunidades”, explicou Norte.
O deputado federal, Sidney Leite (PSD), destacou projetos que poderiam alavancar o desenvolvimento desde que contassem com a participação efetiva da prefeitura do município. “Se hoje o petróleo acabasse, e o petróleo é um bem finito, Coari seria o município mais pobre do interior do Amazonas, e nós não podemos permitir isso. A riqueza tem que se transformar em oportunidade para a população. Aqui, vocês estão numa região de várzea. Isso aqui mecanizado vocês não precisam adubar, vocês irão produzir milho. O saco do milho custa R$ 100. E falta milho no Amazonas. Se você plantar mandioca mecanizada, você colhe três vezes mais. Basta corrigir a acidez do solo. E você produzindo, você ganha dinheiro, ganhando dinheiro você melhora a qualidade de vida. O melhor programa de distribuição de renda é o trabalho”, destacou Sidney Leite depois de afirmar que Robson Tiradentes Jr e Coronel Norte terão seu apoio para conseguir as verbas a fim de colocar em prática as mudanças.