
A expedição segue até quinta-feira (27/02) na comunidade Vila do Jacaré, zona rural do município
O Barco Hospital São João XXIII efetuou mais de 1,4 mil atendimentos médicos e odontológicos na comunidade Vila do Jacaré, zona rural de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), entre sexta-feira e sábado (22 e 23/02). Esta é a quarta expedição realizada, por meio da parceria entre o Governo do Amazonas e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. A expedição segue até quinta-feira (27/02).
A secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, ressalta a importância do serviço para a população ribeirinha de áreas remotas. O único acesso para chegar à comunidade Vila do Jacaré, afirma, é pela via fluvial, contabilizando quatro horas de deslocamento de barco ou 40 minutos de lancha rápida pelo rio Solimões desde a sede do município.
“Com os serviços do Barco Hospital, estamos transformando os desafios geográficos da nossa região em oportunidades, levando o acesso à saúde para as zonas rurais, ribeirinhas e indígenas, com atendimento especializado e, também, ações de assistência básica a quem mora em áreas mais afastadas”, afirma Nayara.
Nos dois primeiros dias de expedição, foram realizados 374 atendimentos médicos e 142 odontológicos. Também foram executados 25 procedimentos cirúrgicos, 551 exames gerais, entre ultrassom, raio-x, mamografia, laboratoriais e eletrocardiograma, além de 317 dispensações de medicamentos.
A assistência à população inicia sempre a partir das 7h da manhã com a equipe de enfermagem. No Barco, são oferecidas as especialidades de Clínica Geral, Geriatria, Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, Pediatria, Odontologia, Anestesiologia e Radiologia.
Manacapuru é o quarto município a receber as ações de saúde do Barco Hospital São João XXIII em suas comunidades distantes. A unidade fluvial já passou por Iranduba, Manaquiri e Novo Airão e, em março, vai para Anori e Codajás, que pertencem à regional de saúde das calhas Rio Negro e Solimões.
O Barco Hospital São João XXIII recebe o aporte de recursos do Governo do Estado, por meio de convênio com a Associação e a Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, para garantir a manutenção e as expedições de saúde nas comunidades rurais.
A unidade foi construída pela instituição com o apoio do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região (MPT) por meio de recursos em decorrência de processos judiciais. Contou também com o auxílio de instituições civis e religiosas, como a Missão Central Franciscana da Alemanha, além de outras doações que são feitas por meio de empresas brasileiras e estrangeiras, como a Marfrig Global Foods S.A.
Serviço
Barco Hospital São João XXIII
Data: até 27 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: a partir das 7h
Local: Vila do Jacaré, Zona Rural de Manacapuru
Os interessados devem comparecer ao local munidos com o cartão do SUS e qualquer documento de identificação pessoal.