Mostrar o valor da arte e a cultura dos artistas de Santa Isabel da Cachoeira (AM) para o mundo é o principal desafio do jornalista e radialistas Régis Góes, ao ser nomeado pelo prefeito José Ribamar Beleza, para a Secretaria de Cultura e Eventos do município um dos mais importante da Região do Alto Rio Negro.
Régis explica que o primeiro passo como secretário será estruturar a Secretaria de Cultura junto com o Conselho de Cultura para conseguir recursos para tocar os projetos de teatro, cultura, shows musicais, cinemas, literaturas, fotografia, música, edição de vídeos, eventos, e todo tipo de arte e cultura.
E uma das iniciativas será colocar em prática a realização de um concurso que mostrará a criatividade das crianças e de como elas enxergam a cidade de Santa Isabel através de desenhos.
Na parte histórica, Régis Góes pretende lançar um concurso que vai premiar os 20 autores que melhor contarem um pouco da história de Santa Isabel. Os trabalhos serão reunidos em única obra que contará toda a história da cidade.
No setor de ecoturismo, o novo secretário vai investir, melhorar e dá suporte a pesca esportiva.
Para isso, ele explica que já existe no Rio Negro um flutuante que já dá todo suporte ao turista como a compra do aparato para a pesca, e local onde também será fornecida toda a informação que o mesmo precisar, um restaurante que vai oferecer o melhor da culinária da região, e até a venda de souvenirs produzidos pelas etnias e artesãos isabelenses.
Régis também vai organizar o Festival da Piaçava, atividade que hoje Santa Isabel é o maior produtor do Amazonas com a extração toda ela concentrada na Região do Rio Preto.
Aliás, a atividade serviu de inspiração para Régis Góes produzir o documentário que foi premiado pela Agencia Nacional de Cinemas (Ancine) e se tornou patrimônio cultural; “Eu tenho maior orgulho de ter deixado esse trabalho que se tornou patrimõnio cultural”, afirma.
O documentário foi patrocinado pela Petrobras e pelo Instituto Marlin Azul.
A organização do Festival de Quadrilhas e a produção de vídeos e a reativação dos canais de rádio e televisão, também, serão fundamentais na divulgação da arte e da cultura isabelense.
Perfil – Régis Góes tem 42 anos, é jornalistas, radialistas, cineasta, vídeoreporter, é vereador na Câmara Municipal, empresário e é autor e produtor do documentário “Piaçava”, premiados pela Ancine e Instituto Marlin Azul.
Foi correspondente da Rede Amazônica para toda região do Alto Rio negro.
Como repórter e correspondente teve participação nos programa televisivos nacional como “Fantástico” da Rede Globo.
Mas parte de sua vida foi dedicada a arte, a cultura e a comunicação.
Régis Góes é mistura de caboco e índio, nascido em Santa Isabel do Rio Negro, é casado, pai de cinco filhos.
“Tenho um um amor muito grande pela arte, a cultura e a comunicação e esse será meu desafio como secretário e agradeço isso ao prefeito José Ribamar Beleza”, conclui.