O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, assinou nesta terça-feira (16/8) a lei que institui um pacote de US$ 430 bilhões para combater as mudanças climáticas e a inflação que havia sido aprovada pelo Congresso na sexta-feira (12/8). O pacote possui como meta reduzir o custo de medicamentos prescritos, aumentar os impostos sobre algumas corporações e reduzir o déficit econômico do país.
A assinatura ocorreu na Casa Branca, onde Biden se juntou a líderes democratas, incluindo o senador Joe Manchin, da Virgínia Ocidental, cujo apoio foi crucial para a aprovação da chamada “Lei de Redução da Inflação”. “Joe, nunca tivemos dúvidas”, disse Biden.
Joe Biden usou o evento para criticar os republicanos e tentar usar uma série de vitórias legislativas dos democratas para ajudar a impulsionar seu partido nas eleições parlamentares de novembro.A lei vai permitir que o Medicare (seguro de saúde do governo dos EUA) negocie preços mais baixos de medicamentos para idosos. A ideia é impedir que pelo menos 13 milhões de norte-americanos de baixa e média renda sejam impactados por aumentos previstos para o ano que vem.O pacote destina US$ 370 bilhões para combater as mudanças climáticas, é o maior já aprovado para lidar com aquecimento global na história do país.