Com oferta de 17,5 mil vagas em 58 cursos distintos, o programa ‘Bolsa Universidade 2020’ teve o edital do processo seletivo lançado nesta quarta-feira, 6, pelo prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB). As bolsas são de 100% e parciais de 50% ou 75% nos cursos de graduação para estudantes de baixa renda. As inscrições estarão abertas a partir do dia 14 deste mês até o dia 1° de dezembro no site do bolsa. Com mais de 90 mil pessoas já contempladas com projeto, os candidatos interessados às vagas devem ser brasileiros, residir em Manaus, ter uma renda per capita não excedente a um salário mínimo e meio, e ter concluído o ensino médio. Válido lembrar que quem possuir diploma de curso superior ou já está inscrito em alguma Instituição de Ensino Superior (IES) não poderá participar.
O prefeito falou da importância em investir em capital intelectual. “É um programa público que não envelhece e ninguém em sã consciência abriria mão de um programa como esse. A pessoa que viesse a me suceder, isso me tranquiliza muito, e sei que isso acontecerá também com o bolsa idiomas e pós graduação, são coisas boas e benignas que agradam a qualquer gestor que se pretenda governar uma metrópole como Manaus.”
O secretário municipal de Administração, Lucas Bandiera, afirmou que o programa é inovador e que dá liberdade ao acadêmico de fazer a faculdade que lhe interessa e não ter dúvidas no final do curso superior. “O aluno só precisa ajudar o município em algum projeto social. A gente consegue fazer com que além de contribuir com o ingresso da pessoa no mercado do trabalho com sua formação, ele contribui para o município.”
Nesta edição, 15 instituições de ensino privadas de credenciaram para oferta de bolsas. O processo seletivo se dará em três etapas; as inscrições eletrônicas, a classificação, realizada pelo sistema de cruzamento de dados, e a entrega de documentação em que o candidato classificado deverá comprovar as informações declaradas na inscrição on-line para garantir a bolsa.