O presidente Jair Bolsonaro falou abertamente nesta quinta-feira, 14, na possibilidade de privatização da Petrobras. O chefe do Executivo fez críticas à política de preços da estatal e pediu à população que se esforçasse para economizar combustível.
“É muito fácil: aumentou a gasolina, é culpa do Bolsonaro. Eu tenho vontade. Já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Tenho vontade, vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer”, afirmou o presidente em entrevista à rádio Novas de Paz, de Pernambuco.
“Eu não posso… não é controlar, eu não posso melhor direcionar o preço do combustível. Mas quando aumenta, a culpa é minha. Aumenta o gás de cozinha, a culpa é minha. Apesar de ter zerado o imposto federal, coisa que não acontece aí por parte dos governadores.”
Segundo Bolsonaro, “seria bom se todo mundo ajudasse a economizar combustível”. “Aí você iria obrigar os caras a rever o que está acontecendo. Ajudaria bastante”, disse.
Leia também: “Guedes defende que o governo venda ações da Petrobras para ajudar os mais pobres”
As declarações de Bolsonaro foram dadas no dia seguinte à aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto que muda a regra do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Produtos (ICMS), um tributo estadual, e prevê que ele seja aplicado sobre o valor médio dos últimos dois anos. “Não era o que eu queria, mas vai ajudar”, comentou Bolsonaro.