Ao fazer um balanço de sua atividade parlamentar com uma série de visitas nas comunidades do baixo e alto Rio Arari, no município de Itacoatiara/AM (a 265km de Manaus), deputado estadual Cabo Maciel (líder do PL), disse que a população vive “Estado de caos” na área da saúde devido o abandono que vem sendo dispensado pelo Poder Público Municipal a centenas de famílias que moram na região.
Diante do quadro existente no momento, Cabo Maciel formalizará expediente solicitando do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), solicitando intervenção urgente para ajudar aquela população.
De acordo com o parlamentar a situação da saúde na região do Rio Arari é de extrema preocupação, com postos de saúde desativados, falta de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e até mesmo agentes comunitários de saúde.
Argumentando não haver ambulancha nem combustível para facilitar o deslocamento dos ribeirinhos vítimas de picada de cobra, corte de terçado, de motosserra ou outro tipo de acidente. “Na maioria dos casos, são os próprios comunitários que se ajudam para conduzir a vítima até o Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara”, denuncia o deputado.