“Ondas de forte precipitação continuam a atingir a Califórnia “, disse o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) no Twitter.
“Chuvas fortes continuarão trazendo a ameaça de inundações e deslizamentos de terra. Viagens perigosas devido à forte neve nas montanhas e neve soprada de (Califórnia) para (Colorado)”.
Grande parte da cidade de Felton, no norte do estado, estava debaixo d’água no último sábado (14).
“Estou com tanta tristeza que só me dá vontade de chorar”, disse Camilla Shaffer, uma britânica cuja casa inundou pela terceira vez em duas semanas.
Foto: reprodução
O presidente, Joe Biden declarou que “existe um grande desastre no estado da Califórnia e ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação das vias estaduais e locais nas áreas afetadas por fortes tempestades de inverno, inundações e deslizamentos de terra” disse o presidente em comunicado.
A declaração disponibiliza fundos federais para assistência às pessoas afetadas, incluindo moradia temporária e reparos.
Sabe-se que pelo menos 19 pessoas morreram de causas relacionadas a tempestades nas últimas três semanas.
As equipes de resgate cancelaram a busca por Kyle Doan, de cinco anos, que foi arrastado pela enchente enquanto sua mãe tentava puxá-lo para fora do carro, disse o escritório do xerife do condado de San Luis Obispo no sábado (14) citando o aumento das águas e condições inadequadas.
Em Spreckels, uma comunidade a algumas centenas de metros do rio, a maioria dos moradores optou por não evacuar, apesar dos avisos das autoridades.
Mas o governador Gavin Newsom alertou os californianos de que eles ainda não estavam seguros: “Ainda não terminamos”, disse ele no sábado, depois de visitar os residentes afetados. Instando-os a permanecer vigilantes, ele disse que os californianos devem continuar a exercer “bom senso ao longo das próximas 24 a 48 horas”.
A Califórnia, castigada por tempestades, está se preparando para o que pode ser um golpe final com mais chuva e neve a partir do final deste domingo, aumentando os danos desencadeados por um sistema climático que causou inundações severas e matou pelo menos 19 pessoas em todo o estado.
Foto: reprodução
Quase 26 milhões de californianos permaneceram sob vigilância de enchentes na noite de sábado, de acordo com o NWS, com dezenas de milhares sob ordens e avisos de evacuação.
As tempestades das últimas semanas foram originalmente bem-vindas – ocorridas após anos de seca – mas agora trouxeram inundações desastrosas, disseram autoridades.
Por volta das 8h deste domingo (15) havia mais de 16.000 casas sem energia na Califórnia, de acordo com poweroutage.us.
“Este lugar foi duramente atingido pela seca nos últimos anos”, disse o agricultor Manuel Paris, de 58 anos, perto de Salinas. “Não estamos mais acostumados com tanta chuva.”
Viagem Perigosa
California, o estado mais populoso dos EUA foi atingido por chuvas quase recordes ao longo de três semanas – uma média de nove polegadas de chuva caiu – com o Vale de Salinas entre os mais atingidos.
Foto: Justin Sullivan / AFP
Na sexta-feira (13) os meteorologistas alertaram que a Península de Monterey poderia ser isolada e toda a cidade de Salinas – lar de 160.000 pessoas – poderia ser atingida por inundações.
Entre as tempestades, os trabalhadores correram para limpar parte da bagunça, removendo a lama das estradas até mesmo no coração de Los Angeles e usando máquinas pesadas para remover árvores caídas ou deslizamentos de rochas.
Meteorologistas dizem que o clima instável no oeste dos EUA – associado ao que é chamado de padrão atmosférico do rio ainda não acabou.
Com informações da AFP