A Câmara Municipal do município de Autazes realiza às 16h, desta segunda-feira (12), uma sessão especial para apresentar em que estágio se encontro do projeto de exploração da Silvinita naquele município.
A sessão é uma propositura do vereador Fernando Oliveira, presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara de Autazes.
De acordo com Fernando Oliveira, foram convidados a empresa Potássio do Brasil, representantes do Conselho Ind´gena Mura (CIM), que são envolvidos no processo da Silvinita em Autazes, representes do Eecutivo, e das entidades de classe.
O potássio é um dos principais produtos usados na fabricação de fertilizantes do agronegócio no mundo inteiro. O projeto em Autazes possui investimento de bilhões de dólares e pretender levar uma superestrutura com a geração de emprego, renda, e outros tipos de benefícios.
De acordo com o vereador criou-se junto à população expectattiva da implantação do projeto em Autazes que hoje está em um processo judicial.
O objetivo da reunião nesta segunda-feira na Câmara de Autazes é justamente para esclarecer em que estágio está o projeto e quem vai responder essa pergunta é a empresa Potásssio do Brasil e o Conselho Indigenista Mura (CIM).
“A gente como Comissão de Minas e Energia da Câmara Municipal de Autazes tem total interesse como representante da população de saber dessas informações pela expectativa que gerou no município e hoje para o Estado do Amazonas, para o país por causa da carência do Potássio por conta da guerra da Ucrania e Rússia. Existe o interesse da população sobre a perspectiva do projeto porque quem ganha com isso não é só Autazes, é o Amazonas e o Brasil”, explicou o vereador Fernando Oliveira.