Estudantes fazem hoje a segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja prova com disciplinas de matemática e ciências da natureza começa às 12:30. O fechamento dos portões ocorre às 12:00.
No primeiro dia da avaliação, realizada no domingo passado, 3,1 milhões de candidatos compareceram, o que representa 73,4% do total de inscritos. Houve um incremento de 1,5 ponto percentual no volume de estudantes que realizaram a prova quando comparado ao exame do ano anterior.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), dos alunos da rede pública que concluíram o ensino médio, 94% se inscreveram para o Enem deste ano. Na edição anterior, esse percentual havia sido de 58%. Esse aumento está relacionado ao Programa Pé de Meia, iniciativa do governo federal que paga R$ 200 aos alunos que realizarem os dois dias de prova, além de 10 parcelas de R$ 200, a cada ano, do ensino médio.
A XP destacou em relatório que o aumento no volume de alunos realizando o Enem impacta positivamente também o setor de ensino superior privado. O número de vagas em universidades públicas é limitado e parte relevante usa a pontuação obtida na avaliação para se matricular nas faculdades privadas. A maioria das instituições particulares de ensino concede descontos ou bolsas aos alunos que obtém boas notas no exame. Os estudantes mais engajados tendem a evadir menos o que reflete em indicadores como provisão para os grupos educacionais.
“Considerando o aumento do número de candidatos e supondo que a composição da base de candidatos [apresentada pelo Inep] possa apresentar alterações mínimas, acreditamos que a melhoria poderá proporcionar boas captações ao longo de 2025. Nesse sentido, temos uma visão positiva em relação a esse primeiro dia de prova do ENEM, pois estimamos um pequeno aumento nos volumes de captação no presencial das empresas cobertas. Além disso, um aumento na demanda poderia levar a um ambiente competitivo mais ameno, permitindo melhores preços ou menores esforços de marketing”, diz trecho de relatório da XP, assinada pelos analistas Rafael Barros e Rafhael Elage.
Por: Valor Globo