Palestras foram ministradas por engenheiros agrônomos do Idam, durante a feira.
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), iniciou o 3º dia da 44ª Expoagro 2022, que acontece no kartódromo da Vila Olímpica de Manaus, na zona oeste de Manaus, com uma série de capacitações voltadas ao cultivo de mandioca, de citrus e de café. As capacitações foram ministradas por engenheiros agrônomos do Idam na forma de palestras.
A primeira palestra a ser realizada foi Tecnologia de Cultivos, para aumentar a produção de mandioca, na qual o engenheiro agrônomo do Idam, Pedro Chaves, delineou boas práticas para o cultivo e suas especificidades, ressaltando a sua importância de uma das culturas mais praticadas no estado.
“Qual é o nosso objetivo atuando na assistência técnica? Nosso objetivo é chegar com o produtor que está produzindo 50 sacas e dizer que ele pode produzir 100. Nosso objetivo é transmitir conhecimentos e atuar junto aos produtores rurais para que possam aumentar sua produção e trazer melhorias para sua qualidade de vida”, salientou Chaves.
A segunda palestra foi Tecnologias de Cultivo de Citricultura, ministrada pelo engenheiro agrônomo do Idam, Antônio Joaquim Oliveira. A capacitação abordou temas como seleção da área para cultivo, adubação e pragas mais comuns, entre outros.
“É importante atentarmos para todos esses detalhes. Podem parecer coisinhas pequenas, mas elas vão fazer aumentar consideravelmente a sua produtividade mais a frente”, concluiu.
A terceira e última capacitação do período matinal foi Tecnologias de Cultivo na Produção de Café, tendo como palestrante a engenheira agrônoma do Idam, Ana Lobato. O curso abordou todos os aspectos mais importantes do cultivo de café no Amazonas, como uma descrição do híbrido robusta amazônico, tipo de planta de café mais cultivada no Amazonas, poda e controle de pragas.
“É importante saber escolher uma área própria para o cultivo, se eu fizer uma boa implantação terei sucesso. Uma coisa a se considerar é a baixa qualidade do solo amazônico, nossos solos são pobres, então é preciso realizar um bom preparo de solo para que este tenha os nutrientes necessários para que as plantas possam se desenvolver”, descreveu Ana.
O ciclo de capacitações levadas pelos técnicos do Idam aos participantes da 44ª Expoagro seguem diariamente até o último dia da feira agropecuária.
Texto e fotos: Ártemis Cunha/Idam