Com a presença de artistas do Festival de Parintins, a solenidade “O Amazonas Para o Mundo Ver” recebeu, nesta terça-feira (19), no Plenário da Câmara dos Deputados, empresas de turismo, representantes do Governo e parlamentares amazonenses. O republicano Capitão Alberto Neto (AM), autor do requerimento para realização da Sessão Solene, pediu mais incentivo ao estado. “A maior biodiversidade em floresta está aqui, temos uma das mais bonitas casas de ópera do mundo e o maior espetáculo a céu aberto do país. É necessário investir mais”, defendeu.
O parlamentar também destacou o esporte de aventura. “Se você acha que já conheceu cachoeiras suficientes, é porque nunca viu as da Amazônia. Próximo à capital é possível encontrar 159 cachoeiras, além de corredeiras, cavernas e grutas. Desenvolvemos a prática de atividades como rapel, rafting, tirolesa, bóia-cross, caiaque, arvorismo e trilhas na selva. É uma janela de oportunidades para quem quer investir no turismo, pois ela gera muito emprego”, disse.
O prefeito do município de Parintins, Bi Garcia, elogiou a atuação do republicano e ressaltou a necessidade de apoio dos parlamentares à festa de Parintins. “É importante que os brasileiros também conheçam esse espetáculo realizado numa cidade com apenas 120 mil habitantes e que fica no coração da Amazônia. Em poucos dias, o evento arrecada em torno de R$ 80 milhões para a economia do município enquanto o orçamento municipal é de R$ 172 milhões/ano”, observou.
Também estiveram presentes o senador Omar Aziz (PSD-AM), o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz de Araújo, o secretário nacional de Integração Institucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Roselene Silva de Medeiros, o presidente da empresa Manaus Cult, Bernardo Soares, e o deputado estadual Felipe Souza (PHS-AM).