Em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Amazonense, o Manaus venceu o Clipper por 1 a 0 na tarde desta sexta-feira (12), na Colina, e chegou à segunda vitória consecutiva no torneio. O gol solitário foi marcado por Vanilson no primeiro minuto do segundo tempo, tento que colocou o atacante empatado com Jones, do Nacional, na artilharia com três gols.
A partida foi marcada pela reestreia do técnico Luizinho Lopes à frente do Manaus e do retorno do Clipper à elite do futebol amazonense após 14 anos. O Manaus teve Diego Rosa e Gabriel Davis expulsos na segunda etapa, mas segurou o resultado e subiu para a segunda colocação na tabela de classificação, com 100% de aproveitamento.
O jogo
Sob o forte calor da Colina, o início de jogo foi pegado, com muita marcação e as equipes cedendo mínimos espaços. A primeira chegada ao ataque foi do Manaus, com duas bolas paradas, primeiro quando Douglas Lima cobrou falta fechada próxima à linha de escanteio com veneno, Darlan tocou pra fora aos seis minutos.
No lance seguinte, novamente Douglas bateu escanteio fechado e Vanilson desviou pra fora. A partir daí foi pouca bola jogada e muitas faltas para os dois lados, o reflexo disso foram quatro cartões, dois para cada time.
Com a marcação do Clipper encaixada, principalmente no setor intermediário, o Manaus tinha dificuldade para sair jogando e tentava explorar os lados do campo. Somente na bola parada o Manaus voltou a oferecer perigo. Aos 37 minutos, Erivelton cobrou escanteio, Davis apareceu sozinho na pequena área e finalizou por cima. Sem demais chances, fim de papo na primeira metade.
Segundo tempo: gol cedo e Clipper não aproveita superioridade numérica
No primeiro minuto, o Manaus já voltou mais agressivo e logo abriu o placar. Luís Fernando achou um belo lançamento para Vanilson, que dominou com categoria e chutou cruzado de pé direito, fazendo seu terceiro gol na competição e 1 a 0 para o Gavião.
O Clipper acertou a primeira finalização na direção do gol somente aos sete minutos com o volante Rafael Borges, que arriscou de longe para defesa tranquila de Rafael no meio do gol. Quatro minutos depois, Caíque puxou contra-ataque e ajeitou para Thiago Bigo, que chutou de fora da área, mas a bola foi pra fora. O Manaus voltou a arriscar novamente na bola parada de Douglas Lima aos 19 minutos, o camisa 21 cobrou falta lateral em direção ao ângulo de Darlan, que foi buscar.
Aos 26 minutos, o Gavião do Norte ficou com um jogador a menos, quando Diego Rosa puxou a camisa e fez falta em Heltinho, como o camisa 7 já tinha amarelo, acabou sendo expulso. Menos de cinco minutos depois, já não bastava a expulsão de Rosa, Gabriel Davis deixou o braço em Thiago Bigo e mesmo amarelado, tomou o vermelho direto, deixando o time de Luizinho Lopes com dois jogadores a menos.
Se era esperado uma pressão maior do Clipper em busca do empate, o que se viu foi o Manaus mais perto do segundo gol mesmo com a inferioridade numérica. A equipe manteve a posse no campo de ataque. A Águia Dourada chegou aos 38 minutos, quando Charles Chenko fez corta-luz para Heltinho, que invadiu a área e bateu mascado de canhota para fora. A equipe de Alberone não conseguiu aproveitar a superioridade numérica em campo e o Manaus cadenciou o ritmo do jogo, confirmando a vitória pelo placar mínimo.
Panorama e próximo jogo
Com a segunda vitória em duas partidas, o Manaus retorna à 2ª colocação do Barezão 2021, enquanto o Clipper permanece sem nenhum ponto, na 7ª posição da competição. Na próxima rodada, o Gavião do Norte vai a Itacoatiara enfrentar o atual campeão, Penarol, no próximo dia 22, às 15h, no Floro de Mendonça. Já a Águia Dourada reeditará a final da Série B do estadual, diante do JC FC, no dia 20, às 16h, na Arena da Amazônia.