MANAUS – No mês em que o Amazonas voltou a registrar um aumento de casos da Covid-19 em, pelo menos, 48% dos municípios, um “Carnaval fora de época” foi registrado em meio à pandemia durante o comício do candidato à reeleição na Prefeitura de Urucará (a 260 quilômetros de Manaus), Enrico Falabella (MDB). Com boa parte da população sem máscara, a folia foi registrada no último fim de semana.
Em vídeos, uma multidão aparece se aglomerando, pulando e cantando as músicas da campanha eleitoral do gestor. As passeatas são convocadas por meio das redes sociais pelo prefeito Enrico Falabella.
Apesar da recomendação para o uso de máscaras, Equipamento de Proteção Individual (EPI) usado para prevenir o contágio do vírus da Covid-19, a medida é ignorada.
Confira:Em Urucará, folia marca comício do prefeito Enrico Fallabela (MDB)
O vídeo foi registrado no sábado, 31, e compartilhado nas internet. Em outra gravação, é possível perceber, com mais detalhes, a quantidade de pessoas que participaram do ato.Passeata do eleitorado do prefeito Enrico Falabella
Conforme registrado na rede social pessoal de Falabella, a campanha eleitoral do candidato tem levado um grande público para as ruas, apesar da recomendação sanitária de distanciamento social.
“A nação domina a cidade a cada arrastão. Vem com a gente em mais um recorde da democracia. Hoje tem arrastão do povo”, diz o prefeito, por meio de uma publicação no Facebook. “Uma noite memorável que certamente marcará a história da nossa campanha 2020”, enunciou em outra.
Período eleitoral
Comícios, carreatas e toda a movimentação em torno do período eleitoral, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), têm provocado o aumento de infectados pela doença no Amazonas.
Com o número de novos casos pelo novo Coronavírus em ascendência, a pasta registra da mesma forma um aumento de internações no Estado. Na semana passada, o governador Wilson Lima (PSC) chegou a prorrogar o decreto que suspende o funcionamento de bares e flutuantes no Amazonas, mas descartou a possibilidade de uma segunda onda da Covid-19.
De acordo com Lima, a situação vivenciada pelo Estado tem deixado o governo em alerta em decorrência, também, da antecipação do período chuvoso, o que aumenta a incidência de doenças respiratórias.
Fonte: revista cenarium