Na região central do Japão, moradores que ainda estão se recuperando de um desastre foram atingidos por outro.
Mais de 50 comunidades na província de Ishikawa ficaram isoladas depois que chuvas recordes causaram inundações e deslizamentos de terra no sábado, deixando sete mortos.
Segundo autoridades da província, 56 comunidades ficaram isoladas com o bloqueio de estradas resultante de deslizamentos de terra, dificultando o transporte de alimentos e suprimentos para a população. A província está se esforçando para reabrir as estradas e também enviando helicópteros para distribuir suprimentos de emergência e transportar enfermos a hospitais.
Um alerta emergencial de chuvas fortes que havia sido emitido no sábado para Ishikawa foi posteriormente rebaixado, mas há relatos de danos em toda a região. Equipes de resgate continuam procurando os desaparecidos.
A região ainda está se recuperando do grande terremoto do Dia de Ano-Novo. Muitos rios transbordaram inundando algumas moradias temporárias para sobreviventes do terremoto de janeiro.
Segundo autoridades da província de Ishikawa, às 15h00 de segunda-feira, um total de 5.060 famílias encontrava-se sem água corrente devido a cortes no fornecimento de energia e danos em canos de água. Mais de 20 caminhões-pipa estão operando na área.
A população está sendo aconselhada a permanecer atenta às últimas informações meteorológicas e sobre evacuação emitidas pelos governos regionais.
Fonte: NHK World Japão