O Teatro Amazonas não poderia faltar nessa lista. Foi indicado no site da revista “Vogue” – publicação feminina mais importante do mundo – como uma das 15 casas de ópera mais bonitas do planeta. O mais conhecido monumento de Manaus aparece ao lado de lugares como Opéra Garnier, em Paris, L’Opéra de Sydney e Teatro alla Scala, em Milão.
Inaugurado em 1896 e localizado no Centro de Manaus, o Teatro Amazonas foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1966. Com capacidade para 701 pessoas no salão de espetáculos, o espaço administrado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) preserva parte da arquitetura e decoração originais.
A maior parte do material usado na construção do local foi importada da Europa: as paredes de aço de Glasgow, na Escócia; os 198 lustres e o mármore de Carrara das escadas, estátuas e colunas são da Itália.
Teatro Amazonas | Largo de São Sebastião – Rua 10 de Julho, Centro | Tel: 92 3232-1768/3622-1880 | Abre aos domingos e segundas-feiras, de 9h às 14h; e de terça-feira a sábado, de 9h às 17h.
Centro Cultural Palácio da Justiça
Nem a vizinhança com o Teatro Amazonas, na avenida Eduardo Ribeiro, ofusca a beleza do Palácio da Justiça, um imponente prédio que foi construído há mais de 100 anos para ser a sede do poder Judiciário do Amazonas. Com a mudança deste para outro endereço, o prédio foi revitalizado e funciona desde 2006 como centro cultural, com exposições e atividades artístico-culturais.
No entanto, o esplendor do prédio, com objetos e mobílias originais que remontam à história da justiça do Amazonas, permanece. O Centro Cultural Palácio da Justiça tem dois pisos e sua arquitetura é uma mistura de vários elementos arquitetônicos, como o renascentismo e neo-clássico.
Centro Cultural Palácio da Justiça | Avenida Eduardo Ribeiro, s/n, Centro | Abre de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 14h. A entrada é gratuita.
Centro Cultural Palácio Rio Negro
Um dos comerciantes mais ricos foi o alemão Waldemar Scholz, dono da mais luxuosa residência que havia em Manaus naquele período. Conhecido como “Palacete de Scholz”, a casa fabulosa foi construída na avenida Sete de Setembro, onde hoje é o Centro de Manaus, em um terreno de mais de 4.700 metros quadrados
Reformada e revitalizada, a residência, localizada na avenida Sete de Setembro, foi transformada no Centro Cultural Palácio Rio Negro, em 1997, que fica aberto à visitação gratuita.
Centro Cultural Palácio Rio Negro | Avenida Sete de Setembro, 1.546 – Centro | Abre de 13h às 17h, de segunda-feira a sábado; e das 11h às 15h, aos domingos. | Informações: (92) 3232-4450.
Palácio Rio Branco
O Palácio Rio Branco fica ao lado da praça D. Pedro II e do Paço da Liberdade. É a antiga sede da Assembleia Legislativa do Amazonas. Atualmente, o prédio, ainda imponente, abriga administrações de alguns órgãos públicos municipais. No hall de entrada, há uma pequena exposição sobre o Poder Legislativo aberta ao público.
Alfândega de Manaus
O prédio da Alfândega foi construído pela empresa inglesa Manaos Harbour Limited, sendo inaugurado em 18 de janeiro de 1909. Tem um estilo medieval mouriscado e as pedras usadas na construção foram importadas da Europa. Fica interligado ao porto flutuante de Manaus, às margens do rio Negro. Não é aberto para visitação pública.