Os alemães saíram na frente em cobrança de pênalti, mas os japoneses provaram que o futebol se decide em campo e promoveram uma virada heroica
Alemanha e Japão fizeram suas estreias na Copa do Mundo do Catar em grande estilo. Com um time mais aguerrido e disposto, os japoneses contrariaram as probabilidades e venceram de virada, pelo placar de 2 a 1. Na próxima rodada, a Alemanha tem um “clássico” contra a Espanha, enquanto os japoneses recebem a Croácia.
O primeiro tempo de jogo foi praticamente todo de domínio alemão, com algumas surpresas do dedicado time japonês. Logo nos minutos iniciais, os Samurais Azuis pressionaram bastante a saída de bola e conseguiram boas chances de gol, roubando a bola na defesa, ou no meio de campo.
Em um desses lances, Maeda abriu o placar, mas o gol foi anulado por impedimento. A partir daí os alemães devolveram a ofensividade e passaram a pressionar bastante, até que Gündogan, de pênalti, fez o primeiro gol da partida, em favor da Alemanha, após falta na área do goleiro Gonda. Os alemães ainda fizeram o segundo, mas o gol também foi anulado.
Na etapa final, a Alemanha continuou ditando o ritmo da partida e com menos de dois minutos de jogo já estava batendo a porta do gol japonês. Musiala fez boa jogada saindo da defesa, passou por dois defensores e tocou para Gnabry chutar, mas a bola passou por cima do gol.