Após uma severa estiagem no Amazonas em 2024, o nível do Rio Negro continua em elevação e atingiu, nesta segunda-feira, a marca de 13,85 metros. Segundo o Porto de Manaus, o rio registrou um aumento de 19 centímetros nas últimas 24 horas, mantendo o ritmo de subida observado nos últimos quatro dias.
Desde o dia 7 de novembro, a cota do rio apresenta crescimento consistente, indicando o fim do período de seca. No total, o Rio Negro acumulou uma elevação de 1,67 metros ao longo de 12 dias.
Apesar da recuperação gradual do nível do rio, os impactos da estiagem ainda afetam diversas comunidades no interior do estado. Ribeirinhos e comerciantes relatam dificuldades, especialmente devido à morte de peixes em algumas localidades, o que prejudica o sustento e o comércio local.
Expectativa de melhora com subida do rio Negro
O período de cheia representa um cenário melhor para a indústria e o comércio no Amazonas. O superintendente da Zona Franca de Manaus (ZFM), Bosco Saraiva, vê perspectivas positivas. “A subida das águas transmite para o povo em geral a normalidade com relação à navegação.”, afirmou.
No setor de vendas, segundo o presidente da Federação do Comércio no Amazonas (Fecomércio-AM), é tempo de voltar ao normal.
“A subida dos rios nos tranquiliza, nos dá uma sensação de que nós vamos ter um período menor de estiagem e que a navegação, dentro de mais um mês, dois meses, no máximo, ela estará restabelecida e tudo voltará ao normal”, disse o presidente da Fercomércio-AM.
A expectativa é de que o custo dos produtos melhore para a população, e que o comércio consiga vender.
Fonte: O chefão da notícia