A 699 quilômetros de Manaus, a cidade de Humaitá receberá um aporte no valor de R$ 1.350 milhão para investir no aparelhamento do Hospital Regional do Município. O recurso, destinado pelos deputados estaduais João Luiz (Republicanos) e Felipe Souza (Patriotas) por meio de emenda conjunta, será aplicado na aquisição de um tomógrafo e uma usina geradora de oxigênio medicinal, concentrador tipo PSA.
De acordo com João Luiz, a aquisição desse aparelhamento irá fortalecer e reforçar o atendimento médico da unidade hospitalar neste período de pandemia da Covid-19.
“Com equipamentos mais modernos para atender a população, temos certeza de que Humaitá irá superar esse momento de pandemia. São aparelhos extremamente essenciais para salvar vidas tanto do município quanto de cidades adjacentes, uma vez que Humaitá é cidade-polo da região”, afirmou João Luiz, ao acrescentar que, passado esse momento crítico, os equipamentos continuarão servindo a população.
Na avaliação do Republicano, destinar recursos para equipar unidades hospitalares de cidades-polo do interior do Estado é de suma importância no combate e enfrentamento à Covid-19. “A união de forças e esforços é contra um inimigo invisível. E, neste momento, todos os esforços estão concentrados no interior do Estado, para evitar a disseminação do vírus. Mas juntos, vamos superar este momento difícil”, comentou.
“Tenho certeza que a aquisição destes bens, beneficiará não somente os humaitaenses com também os moradores das cidades vizinhas”, enfatizou Felipe Souza.
Segundo dados do boletim da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM) da última terça-feira (26/05), a cidade de Humaitá registrou 38 casos confirmados de Covid-19, com apenas um óbito.
Texto: Jeane Glay
Foto: Mauro Smith