Mais de 1.400 condutores foram flagrados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) dirigindo embriagados em Manaus, entre os meses de janeiro e outubro deste ano.
Os meses com maior número de flagrantes foram fevereiro e agosto. Em fevereiro, os agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) autuaram 411 condutores embriagados, a maioria no período de Carnaval. Já em agosto esse número foi de 204 casos.
Mesmo sendo considerado alto, o número de flagrantes de alcoolemia neste ano foi quase 7% menor que no mesmo período do ano passado. Essa queda está ligada diretamente aos meses de maior impacto da pandemia do novo coronavírus no dia a dia do manauara.
Para se ter uma ideia, nos meses de abril e maio, quando a população passou a conviver com as medidas de isolamento social, os flagrantes caíram 80%. Neste ano, nesses dois meses, apenas 44 condutores foram pegos no teste do bafômetro, enquanto que em 2019 foram registradas 225 autuações por alcoolemia nesse período.
A multa para quem for pego sob o efeito de bebida alcoólica dirigindo é de R$ 2.934,70. “Infelizmente, embora a multa tenha um valor alto, as pessoas ainda insistem em beber e dirigir. Vale destacar que, além da multa, a infração de embriaguez é o que chamamos de infração autossuspensiva, impondo ao condutor, automaticamente, o início do processo de suspensão de sua CNH”, alertou Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente do Detran-AM.
As operações do Detran Amazonas são realizadas diariamente nas ruas de Manaus. Nos finais de semana, o foco é direcionado para a “Lei Seca”, quando ocorre a maioria dos flagrantes de embriaguez ao volante.
Foi inclusive em um final de semana do mês de agosto que o Detran-AM registrou o maior número de flagrantes no teste do bafômetro da história do Órgão. Entre a sexta-feira (21/08) e o domingo (23/08), os agentes do Neot flagraram 62 condutores embriagados.
FOTOS: Divulgação/Detran-AM
SONORA: Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente do Detran-AM