
Essa semana foi marcada por uma grande conquista para o município de Eirunepé na calha do Rio jurua (sudoeste do estado) com aquisição de três (03) novos grupos de moinhos elétricos para as comunidades ribeirinhas Vila União, Matrinchã, Malagueta e Deixa Falar.
A compra de seu graças a uma emenda parlamentar de autoria do senador Plínio Valério atendendo a pedidos do jovem Amaurílio Tomaz junto associação de produtores de cana de açúcar e derivados da Vila União e região no município.
Os moinhos para a produção de açúcar mascavo custaram cerca de R$ 540 mil (valor da emenda) e foi comprado pessoalmente por Amaurílio e pelo presidente da associação dos produtores da Vila União Raimundo Nonato da Silva (Gás) que estão na cidade de Viscinde do Rio Branco (MG) na fábrica CALDEIRAS BENATTI onde realizaram o pagamento e receberam os equipamentos agrícolas.
O Próximo passo é enviar as moinhos para o município e isso se dará através de transporte terrestre pelo Acre, o prazo de entrega segundo Amaurílio é de 180 dias no máximo.
Com esta nova aquisição dos três novos moinhos a produção de açúcar mascavo em Eirunepé voltará a crescer e será dobrada, e deve saltar dos atuais 300kg para mais de 600kg, além disso dará mas incentivo a produção a plantação de cana de açúcar na região, algo que está em decadência já a muitos anos sem ajuda do pode público municipal, será um resgate de produção de açúcar mascavo, rapadura e outros produtos derivados da cana, outrora Eirunepé já foi grande produtor chegando a vender sua produção para todo o estado e até para marcas mundiais como a Coca Cola.